Regionais : IDH do Brasil preocupa senador
Enviado por alexandre em 08/11/2010 20:52:47



Acir Gurgacz (PDT/RO) defendeu no Plenário do Senado Federal, na tarde do dia 8 de novembro, a urgência de uma reforma tributária. Essa medida, segundo ele precisa ser feita para alavancar o desenvolvimento sócio-econômico do País, proporcionando a geração e divisão da renda para uma evolução nos sistemas educacionais e de saúde, o que aumentará o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.



Conforme a pesquisa divulgada na semana passada, o IDH do Brasil subiu quatro pontos percentuais em comparação com a avaliação do ano passado, em universo de 169 países; o Brasil está no 73° colocado, liderado pela Noruega. De acordo com o parlamentar, o resultado é positivo, pois coloca o nosso País acima da média mundial, sendo melhor que a China e Índia dentro dos BRIC. Entretanto, Gurgacz expressou sua vontade de se obter uma posição melhor para o desenvolvimento do país. Os três pontos que são avaliados dentro do IDH são: o conhecimento; a saúde e o padrão de vida digno.



O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), também divulgou um Índice de Pobreza Multidimensional (IPM), que avalia privações nas áreas de saúde, educação e padrão de vida. O Brasil com 0,039. Apontou também que o País tem 8,5% dos brasileiros vivendo nesse tipo de pobreza. “Estamos lutando contra a pobreza e ainda não conseguimos erradicá-la. Assim como não conseguimos eliminar problemas como o baixo índice de saneamento básico em todo o Brasil, o que já apontei aqui como um dos maiores problemas ambientais que sofremos em nossa Nação”, declarou.



Outro dado apontado pelo senador durante seu discurso se refere à área da educação. Conforme o PNUD, o Brasil registra 20,2% dos habitantes com pelo menos uma grave privação em educação. “A educação, a saúde e a renda são fatores completamente influenciáveis pela nossa taxa de desenvolvimento. Se esses índices estão fracos, nosso desenvolvimento está deixando a desejar porque vem acontecendo de forma irregular e não igualitária”, argumentou o senador.















Assessoria de Imprensa - Gabinete Senador Acir Gurgacz (PDT-RO)

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia