Regionais : Baixa procura pela prevenção do câncer uterino
Enviado por alexandre em 08/11/2010 20:57:37




Ascom/SEMUSA

Apesar do esforço dos profissionais da saúde pública de Ji-Paraná a primeira etapa da Campanha de Prevenção de Câncer do Colo do Útero realizada no sábado, 6, a busca pelo exame foi considerada baixa pela diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (DAB/SEMUSA), enfermeira Franciele Lovo. A campanha destina-se a mulheres com idade entre 25 e 59 anos e será realizada mais uma vez no próximo sábado, 13, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Segundo a enfermeira Franciele Lovo, as mulheres devem sim procurar qualquer UBS para realizar o exame, que não é demorado. “O exame é gratuito e pode contribuir na identificação ou não da doença”, informa Lovo, dando conta de que apenas 288 mulheres das 1200 esperadas realizaram o exame no sábado. O exame citopatológico, mais conhecido por Papanicolau, serve para identificar lesões precursoras do câncer cérvico-uterino.

Orientações para o exame
As principais orientações às mulheres para a realização do exame citopatológico é que elas devem permanecer os três dias anteriores à coleta sem ter relação sexual, sem usar creme vaginal e no dia da coleta não pode estar menstruada.

As coletas estarão sendo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Dom Bosco, 2 de Abril, KM-5, Ceci Cunha, Primavera, São Francisco, Nova Brasília, BNH, BNH da Mulher, Exposição, Nova Colina e Nova Londrina. Será pedida apenas a apresentação do RG e CPF para a realização do exame.

Devem procurar as unidades de saúde para a realização do exame mulheres entre 25 e 59 anos, que nunca tenham realizado o exame ou as mulheres que realizaram o Papanicolau há 2 ou 3 anos.

“O exame deve ser realizado anualmente, após dois resultados seguidos sem alterações, a mulher pode permanecer até no máximo 3 anos para realizar novamente. É importante realizar o exame para identificar doenças sexualmente transmissíveis como por exemplo o HPV, que é um dos maiores causadores do câncer do colo do útero”, explica a diretora Francielle Lovo.

Estatísticas
De acordo com dados do Instituto nacional do Câncer (INCA) surgem anualmente cerca de 500 mil novos casos de câncer de colo do útero em todo mundo, o que classifica como o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, responsável pela morte de 230 mil mulheres todos os anos.

Estima-se, ainda segundo o INCA, uma redução de até 80% na mortalidade por este tipo de câncer a partir do rastreamento feito com o teste Papanicolau e o tratamento das lesões com alto potencial de malignidade ou carcinoma. Daí a importância do exame para mulheres na faixa etária em que está sendo deflagrada a campanha em Ji-Paraná.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia