Regionais : Painel político com Alan Alex
Enviado por alexandre em 09/11/2010 03:32:28



Equipe
A equipe de transição – formada por um Núcleo de Coordenação e seis relatorias temáticas – é presidida pelo administrador Assis de Oliveira, que destacou o caráter técnico da equipe. Compõem o Núcleo de Coordenação da comissão de transição: Francisco de Assis Oliveira (Administrador), Benedito Alves (Advogado), Cira Moura (Jornalista), João de Carvalho (Advogado), José de Albuquerque (Advogado) e Waldo Alves (Administrador). Este Núcleo é responsável pelo levantamento das informações sobre orçamento, finanças, administração e relações institucionais. Meio ambiente - Josenildo do Nascimento (Advogado); Agricultura - Antônio Deusemínio (Técnico da Ceplac) e José Pinto (Técnico da Emater); Educação - Mário Jorge (Professor) – Segurança - Caetano de Souza (Bombeiro Militar) e Eliseu M. Siqueira (Delegado da Polícia Civil); Saúde - Alexandre Muller (Médico) e Belgrano José Cavalcanti (Servidor Municipal). Será definido ainda nesta semana o técnico responsável pela área de Desenvolvimento Econômico e Social. Essa é a equipe de transição de Confúcio Moura.
Lista
Ricardo Amaral Alves do Vale, Juacy dos Santos Loura e Glauber Luciano Costa Gahyva compõe a lista tríplice para o cargo de juiz eleitoral. Amaral teve 14 votos, Juacy 13 e Glauber 12. Tanto Ricardo quanto Glauber são procuradores, Juacy é advogado. A lista segue para o Tribunal Regional Eleitoral que por sua vez encaminha ao Tribunal Superior Eleitoral. A Casa Civil da Presidência da República escolherá o novo juiz.
A vaga
A vaga a ser preenchida é do juiz Paulo Rogério José, cujo mandato vence em 13 de janeiro de 2011. Além da vaga de titular, tem a de dois suplentes. Para cada vaga é necessária uma lista tríplice. Como são apenas seis inscritos, alguns se inscreveram para duas vagas. Se não der em uma, dá em outra. Para a outra vaga, a de Reginaldo Joca, a lista já foi encaminhada e encontra-se na Casa Civil da Presidência da República aguardando a decisão. Essa outra lista é composta pela advogada Keila Maria da Silva, Benedito Antônio Alves e Sidney Duarte Barbosa.
Clientelismo
A Polícia Federal, em operação nas cidades de Ji-Paraná e Porto Velho, resolveu colocar um fim no clientelismo “esperto” que supostamente vem sendo praticado pelo deputado estadual Euclides Maciel. O parlamentar e seus assessores estão sendo acusados de usar a estrutura do Sistema Único de Saúde – SUS – para angariar votos dos pacientes. Para a PF, Maciel “furava” a fila dos procedimentos, usando influência ou outros meios. Quem fazia isso em Porto Velho era o vereador Ramiro Negreiro, só que em nível municipal, usando a rede de postos de saúde.
Porém
Vale destacar que se esse for o crime de Maciel, tem que prender os assessores de todos os parlamentares e também os deputados. Muitos mantêm fundações assistencialistas, cujo objetivo é exatamente esse, o de transportar e ajudar pacientes e receberem tratamento pelo SUS sem ter que enfrentar o prazo normal, além de manterem as famosas casas de apoio. Um dos que deveria ficar preso até que o mundo congelasse, por essa lógica, seria Zequinha Araújo, vereador da Capital mais votado para deputado no último pleito que mantêm uma fundação que leva seu nome, assim como Ribamar Araújo, reeleito que também tem sua entidade assistencialista.
Portanto
É preciso ter cautela com esse tipo de acusação. São operações assim que terminam deixando a Polícia Federal em situação delicada junto à população. Se existem provas concretas de crime, nada mais justo que Maciel seja preso, mas essa acusação de clientelismo não se sustenta. O exemplo mais claro disso é Ramiro Negreiro, que apesar de ter sido cassado, nunca deixou o cargo devido a manobras legais. O advogado Nelson Canedo é o responsável pela manutenção de Negreiro na Câmara, de onde ele já deveria ter saído.
Falando nisso
Além das manobras legais que mantêm o caso de Negreiro na “UTI”, o vereador peemedebista contou com a cumplicidade de seus colegas de parlamento. Jean Oliveira e Jaime Gazola integraram uma “comissão” para que Negreiro pudesse apresentar sua “defesa” como se isso fizesse alguma diferença no processo. Ramiro foi condenado pelo STJ e a lerdeza do Judiciário em fazer cumprir o afastamento, foi outro fator decisivo para sua permanência.
Unir
Januário Amaral foi reeleito reitor da Universidade Federal de Rondônia com larga vantagem sobre o segundo colocado, Theophilo. A votação foi na quinta-feira da semana passada e a apuração dos votos aconteceu no sábado e domingo. O resultado oficial deve ser anunciado nesta terça-feira.
ENEM
Durante a campanha eleitoral José Serra acusava o PT de ter acabado com o ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio, e pelo visto ele estava coberto de razão. Enquanto a prova era apenas uma amostragem da qualidade do ensino no País, as coisas iam bem, mas aí resolveram que seria válido para o ingresso nas faculdades e aí começou a bandalheira. Desde que o MEC teve esse lampejo de genialidade, o ENEM passou a ser alvo de todo o tipo de ilegalidade. Sem contar que o exame deixa milhares sem oportunidade de ingressar em uma universidade pública.
Isso porque
O exame é voltado para alunos do ensino médio, que está “afiado” nas matérias. Favorece os alunos de escolas particulares e a prova disso é o ranking do ENEM. Poucos são os casos em que estudantes da rede pública conseguem uma excelente colocação, quando isso acontece vira pauta no Jornal Nacional. Do jeito que está esculhambado é melhor que acabe e volte o sistema antigo, cada universidade faz seu vestibular e o ENEM volta a ser o que era, uma prova para medir a qualidade do ensino médio no Brasil.
Sem férias
Servidor público que estava com férias marcadas para este fim de ano não vai poder gozar desse benefício. Alegando necessidade em função da transição, o governo do Estado suspendeu as férias. Tem gente achando que é retaliação.
Ainda demora
Acir Gurgacz, senador, andou espalhando através de sua assessoria que conseguiu R$ 5 milhões para a iluminação da BR 364 em Vilhena, mas esse dinheiro ainda deve levar pelo menos dois anos para ser liberado. Existe uma grande diferença entre colocar uma emenda no orçamento e ela ser executada. A população de Vilhena vai continuar no escuro. Para se ter uma ideia, o DNIT ainda nem foi informado que a emenda está no orçamento.
Reclamando
Moradores dos bairros Triangulo, Baixa da União, Cai N´água, das ruas Euclides da Cunha, Rogério Weber, São Paulo, Campos Sales e Prudente de Moraes estão com medo de alagações no período chuvoso que se aproxima. Eles alegam que um bueiro entupido onde vários casebres caíram em janeiro deste ano continua igual, entupido e por isso os igarapés da região não vão conseguir desaguar no Rio Madeira.

Contatos

Painel Político no MSN – painelpolitico@hotmail.com . Você também pode enviar e-mails para a coluna usando esse endereço. Atendimento aos leitores entre as 14 e 19 horas (on-line nesse período). Basta nos adicionar que poderemos trocar ideias nesse horário. Ou ainda pelo telefone (69) 9907-0701 ou pelo Skype painelpolitico. Também no Twitter @painelpolitico

Sangue a partir da pele
Um grupo de cientistas do Canadá descobriu como fazer sangue a partir da pele. Os pesquisadores conseguiram converter fibroblastos humanos (células do tecido conjuntivo) diretamente em geradores de sangue, sem a necessidade de que as células passem por um estágio pluripotente (de diferenciação para um tecido). A novidade foi descrita em artigo publicado no último domingo no site da revista Nature. Segundo os autores, a conquista poderá levar ao desenvolvimento de fontes de células para aplicações clínicas. No futuro, pacientes que precisem de sangue para cirurgia, tratamento de câncer, anemia ou outra condição poderão ser capazes de ter o sangue criado a partir de células da própria pele. O grupo estima começar testes clínicos em 2012. De acordo com o cientista, o método foi testado por diversas vezes nos últimos dois anos, com pele de pessoas jovens, adultas e idosas, demonstrando que funciona para qualquer idade.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia