Curso aborda técnicas de cultivo de café em Rondônia
Profissionais de assistência técnica e extensão rural que atuam nos quatro municípios com maior índice de desmatamento no Estado de Rondônia participam essa semana de curso sobre cultivo de café. O objetivo é capacitar os técnicos para prestar apoio aos produtores e qualificar a cafeicultura praticada no Estado. O curso é organizado pela Embrapa Rondônia e acontece de 9 a 12 de novembro no município de Ouro Preto do Oeste.
Serão tratados temas técnicos da cultura de café em Rondônia, o segundo maior produtor de Café Conilon do Brasil. Zoneamento e risco climático, formação de mudas, preparo do solo, condução do cafeeiro e manejo de pragas e doenças fazem parte do programa do curso.
As aulas serão divididas em teóricas e práticas. As atividades acontecem no Campo Experimental de Ouro Preto do Oeste, uma área da Embrapa Rondônia utilizada para melhoramento genético e desenvolvimento de tecnologias para condução do cafeeiro. Os participantes terão a oportunidade de conhecer experimentos e materiais genéticos de alta produtividade.
O pesquisador Angelo Mansur Mendes, da Embrapa Rondônia, fala sobre caracterização de solos no Estado de Rondônia e sobre as medidas necessárias para correção de acidez e adubação. O engenheiro agrônomo Zenildo Ferreira Holanda Filho conduz exercícios de aplicação de calcário e adubos em uma área do Campo Experimental.
José Roberto Vieira Júnior e José Nilton Medeiros Costa, também pesquisadores da Embrapa Rondônia, falam sobre manejo de pragas e doenças. O Café Conilon é afetado por pragas como a broca-do-café e por doenças como a ferrugem.
André Rostand Ramalho, João Maria Diocleciano e Gilvan Ferro completam a equipe de profissionais da Embrapa responsável pelo treinamento. Benedito Alves, da Emater-RO, também participa como palestrante e fala sobre classificação e qualidade do café.
O curso faz parte das ações do Mutirão Arco Verde, programa do Governo Federal lançado em junho do ano passado. A Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participa do Mutirão com tecnologias agropecuárias para evitar novos desmatamentos. Em Rondônia, as ações estão focadas nos municípios de Nova Mamoré, Porto Velho, Machadinho d'Oeste e Pimenta Bueno.
Por Daniel Medeiros
|