Regionais : Painel político com Alan Alex
Enviado por alexandre em 10/11/2010 22:52:09



Secretários
Confúcio Moura declarou em seu blog (confuciomoura.blogspot.com) que as primeiras secretarias a serem anunciadas serão saúde e meio ambiente. De acordo com o governador, “justamente estas duas devem empreender mudanças radicais em suas pastas e necessitam iniciar a trabalhar imediatamente. As demais virão a cada semana. Não sei ainda quem serão estes secretários, no entanto, sei o que devem fazer e o que devem cumprir - uma política de metas”.
Agradecido
E em seu blog o governador eleito agradeceu o apoio do casal Raupp durante a campanha eleitoral. Segundo Confúcio, “Segundo turno, eleitos disparados, poderiam (casal Raupp) ter tirado férias e viajado com a família. Mas, não o fizeram, a meu lado, todos os dias e horas, puxaram carreatas, caminhas cansativas, chuvas inesperadas, sol a mil, falaram ao microfone no meio da rua, foram a reuniões sem a minha presença, defenderam a minha candidatura e eleição como se fosse uma questão de honra pessoal”.
Esse reconhecimento
É um forte indicativo que o casal Raupp terá grande influência nas decisões do novo governo. Não que eles cheguem a mandar, mas certamente serão ouvidos em questões mais complexas, como escolha do primeiro e segundo escalão.
Ainda Raupp
E o senador reeleito Valdir Raupp deverá assumir o comando nacional do PMDB em dezembro, pelo menos é o que vem indicando o atual presidente da legenda, Michel Temer, que vai se licenciar para ocupar a vice-Presidência da República. Mas esse comando é por tempo incerto, já que Temer pode requerer a qualquer tempo o controle do partido. De qualquer forma, Raupp será o “grande chefe” pelo menos por um tempo.
10 anos
Esse foi o tempo que a justiça levou para julgar o escândalo mais escabroso da história do Tribunal Regional do Trabalho de Rondônia, quando a sobrinha de 12 anos de uma juíza foi empossada como chefe de gabinete, com o agravante de estudar a quase 3 mil quilômetros de Porto Velho.
Pior
É que o dinheiro que as moças receberam nesse tempo, sim eram duas as contratadas, não será ressarcido aos cofres públicos. E mais, todos os envolvidos nesse esquema cabeludo ou foram aposentados ou ainda estão atuando.
Definitivamente
Natan Donadon pode dar adeus ao mandato de deputado federal. O TSE negou seu pedido de registro de candidatura e ele continuará fora da Câmara dos Deputados. Ele terá que se sacudir para ficar fora das garras da Justiça, que anda afiada no que diz respeito a punição de políticos. Passou da hora.
Projeto
Muita gente pensa que é brincadeira a ideia do grupo cassolista lançar João Cahúlla para disputar a prefeitura de Porto Velho em 2012, não é. E quem parar para analisar vai entender. Em 2008 Cassol apostou pesado na campanha de Lindomar Garçom que foi um fiasco, obtendo irrisórios 37.224 votos. Já Cahúlla, na última eleição, conseguiu em Porto Velho atingir a marca de 72.836 votos. Roberto Sobrinho se reelegeu em uma campanha praticamente sem adversários com 119.896 votos. E é essa matemática, aliada ao fato de que o indicado pelo atual prefeito vai enfrentar uma série de dificuldades, entre elas a não conclusão de diversas obras, além de outros candidatos, que o grupo de Cassol aposta no nome de Cahúlla. pode parecer brincadeira, mas não é.
Mas antes
Tanto Cassol quanto Cahúlla terão que pagar as mais de 150 pessoas que nesta quarta-feira invadiram o comitê de campanha do candidato e quebraram tudo, querendo receber pelo trabalho que fizeram durante a campanha. Por todo o Estado surgem pessoas reclamando que não receberam e que nem tem previsão.
Devagar
Aliás, Cahúlla continua sumido desde que perdeu a eleição para Confúcio Moura. O governador não compareceu a nenhum ato público e pelo visto não deve aparecer nem para entregar a faixa governamental. Quem anda segurando as pontas é Guilherme Erse, que já esgotou o estoque de desculpas “oficiais”. Parece que Cahúlla está doido para que o ano acabe logo.
Aos amigos...
Quando na votação da fixação de subsídio na ordem de 90,25% do subsídio mensal de um ministro do STF para a Procuradoria Geral do Estado de Rondônia, o deputado Luis Claudio da Agricultura, que teve na última campanha como principal cabo eleitoral Jaqueline Cassol, apresentou emenda estendendo o benefício aos "procuradores do Detran", e a lei foi aprovada. Curioso o fato de que Jaqueline é casada com o Procurador Geral do Detran, Saulo Rogério, que na verdade fez concurso para assistente jurídico, com salário de R$ 1.600. Depois modificaram a nomenclatura para Procurador. Servidores de carreira do Detran estão há 23 anos sem aumento. Saulo passou em 8º lugar, o concurso só oferecia 4 vagas. Por sorte do moço, oito foram convocados na primeira chamada.
Ministra...
A deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO) teve seu nome lembrado para assumir o Ministério da Integração Nacional ou o das Cidades no futuro governo Dilma Rousseff. A informação foi revelada pela coluna Panorama Político, do Jornal o Globo. A nota intitulada ‘Mulheres” diz textualmente: “Uma ala do PMDB quer emplacar a deputada federal reeleita Marinha Raupp(RO) no Ministério da Integração ou no das Cidades”.
Cacife
Marinha foi reeleita para o quinto mandato de deputada federal como a terceira mais votada proporcionalmente do país e trabalhou ao lado de seu marido, o senador Valdir Raupp. Voto ela tem, carisma também, resta saber se a turma em Brasília vai deixar que ela comande um desses importantes ministérios. Vale ressaltar que Marinha Raupp é uma das parlamentares mais atuantes no que diz respeito a emendas parlamentares para os municípios de Rondônia.
Falando em emendas
Cada deputado estadual de Rondônia terá direito a 30 emendas individuais. O número está no Orçamento para 2011.
E falando em Orçamento
O novo governo quer rever algumas rubricas destinadas a áreas como agricultura e estradas. É que na proposta enviada pelo atual governo, muito dinheiro foi direcionado para esses dois setores. Agricultura não deverá sofrer grandes alterações, mas investimentos em estradas devem ser freados. Um outro ponto a ser revisto são os investimentos em moradia, cujo tema foi amplamente debatido durante a campanha eleitoral.
Reclamando
O deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) apresentou, nesta quarta-feira, à Mesa Diretora da Câmara requerimento de informações ao Ministro da Educação, Fernando Haddad, sobre as irregularidades decorrentes de falhas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O parlamentar quer saber quais são as providências que estão sendo tomadas pelo Ministério para sanar os problemas na aplicação das provas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela organização do Enem. "O ministro deve resposta à sociedade sobre essa sucessão de erros. Esta Casa precisa saber como tem sido feita a fiscalização, o controle de qualidade da matriz das provas, o acompanhamento do processo de impressão, contratos de gráfica, sigilo, dentre outras questões", enfatizou Moreira. Segundo Moreira, o somatório de erros, principalmente, os cometidos pelo Inep nos dias 6 e 7 deste mês, em que a aplicação das provas em todo o país foi marcada por erros "grosseiros" nos cartões de resposta e nos cadernos de perguntas, provocou a perda total de confiabilidade do Enem. Há indícios também de vazamento de informação. As informações são da assessoria do deputado.

ContatosPainel Político no MSN – painelpolitico@hotmail.com . Você também pode enviar e-mails para a coluna usando esse endereço. Atendimento aos leitores entre as 14 e 19 horas (on-line nesse período). Basta nos adicionar que poderemos trocar ideias nesse horário. Ou ainda pelo telefone (69) 9907-0701 ou pelo Skype painelpolitico. Também no Twitter @painelpolitico

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia