Regionais : Promotoria de Vilhena determina ação incisiva a proprietários
Enviado por alexandre em 11/11/2010 18:16:36



Promotoria de Vilhena determina ação incisiva a proprietários de imóveis abandonados
Desde o início de 2010, o município de Vilhena registrou 1.229 casos de dengue. Preocupado em frear as estatísticas da doença, o Ministério Público de Rondônia realizou reunião com representantes da área de saúde, em que foram definidos compromissos quanto às ações de combate ao mosquito aedes aegypti. Uma das determinações feitas pelo Promotor de Justiça Paulo Fernando Lermen é que a Secretaria Municipal de Fazenda adote atitude mais incisiva (multa), quanto a proprietários de imóveis abandonados, reincidentes. Os casos deverão ser comunicados ao Ministério Público.

Conforme estabeleceu o MP, a Secretaria Municipal de Obras deverá fazer limpeza dos imóveis abandonados. Já a Secretaria Municipal de Saúde terá que garantir mais rapidez na realização de exames de sangue, que podem ajudar no diagnóstico rápido da doença, enquanto se aguarda o resultado da sorologia do paciente sintomático.

Outra medida que deverá ser adotada diz respeito ao levantamento epidemiológico, que terá que ser feito mensalmente. O documento deverá ser encaminhado à Vigilância Sanitária, Secretaria de Educação, Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Ministério Público. Materiais de apoio também terão que ser distribuídos estrategicamente, no prazo de 10 dias.

O Promotor de Justiça fez determinações quanto a ações de educação e conscientização ao Núcleo de Educação e Saúde e sobre o trabalho de prevenção à Secretaria Municipal de Educação, Delegacia Estadual de Educação e instituições particulares de ensino.

Vigilância Sanitária e Funasa também tiveram atividades indicadas pelo membro do MP-RO, que determinou que seja promovido um arrastão nos bairros onde houver focos do mosquito transmissor da doença, devendo ser adotada medida de providências como pulverização do veneno.

Fonte: RONDONIAGORA

Autor: RONDONIAGORA

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia