Regionais : Estudantes da zona rural de Porto Velho criam jornal escolar
Enviado por alexandre em 11/11/2010 18:17:42



Alunos da Escola Municipal Deigmar Souza de Moraes, em Cujubim Grande, zona Rural de Porto Velho, criaram um jornal escolar para divulgar as notícias da comunidade e do estabelecimento de ensino. Na manhã da última quinta feira (4), foi realizado um concurso entre os estudantes para escolher o nome do informativo. Os idealizadores do jornal participam do programa Mais Educação do Governo Federal, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Seis nomes foram selecionados para participarem da final que escolheu o nome do informativo: Jornal da Escola Deigmar, Jornal do Estudante, De Frente com o Conhecimento, Jornal do Aprendizado, Jornal Interesse de Aprender e Jornal Notícias da Hora. Este último, sugerido pela aluna Gisele Lima Ferreira, do 5º ano A, foi o vencedor, com 181 votos. O segundo colocado – Jornal Interesse de Aprender -, tirou 75 votos.
A estudante Maria Daiane Bernardo Batista (5º ano A) gostou da idéia. “Acho que vai ser legal porque é a primeira vez que tem um jornal na escola”, diz. Ela sugeriu que sejam publicados assuntos sobre meio ambiente e tratamento de lixo. A monitora do Jornal Escolar, Jamília de Souza, espera que o informativo alcance o sucesso almejado. Acredita que a união de idéias (de alunos e professores) pode resultar em um bom trabalho.

Mais Educação

O Mais Educação é um programa de Educação Integral criado pelo Governo Federal e executado em parcerias com as prefeituras. Conforme a diretora do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino da Semed, Gláucia Negreiros, 41 escolas do Município participam do programa. Os alunos são envolvidos em oficinas de cultura, arte, esporte, lazer, educomunicação, meio ambiente e inclusão digital.
O Jornal Escolar faz parte das atividades de Educomunicação. A idéia é utilizar materiais da mídia impressa para desenvolver projetos educativos nas dependências das escolas. Com isso, ajudam os alunos a praticarem cidadania, auxiliando na melhoria de relações entre as pessoas. Além disso, promove reflexões sobre sexualidade, saúde, meio ambiente e preconceito, dentre outros temas abordados.
Os monitores de jornal das escolas municipais de Porto Velho receberão material de apoio para a aplicação das oficinas, contendo Guia de Programação Visual, Caderno de Apoio ao Educador e Guia do Jornal Escolar, elaborados pela Ong Comunicação e Cultura – Fala Escola, de Fortaleza (CE), que firmou parceria com a Semed.

Fonte: Assessoria

Autor: Assessoria

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia