Regionais : Noticias de Ji-Paraná por J. Nogueira
Enviado por alexandre em 14/11/2010 16:22:17



Ji-Paraná

ProJovem terá Feira do Empreendedorismo

“A feira irá acontecer no próximo dia 18 na quadra da igreja Adventista de Nova Brasília”

D da Amazônia


O programa ProJovem Trabalhador que vem qualificando mil pessoas entre 18 e 29 anos, em Ji-Paraná estará realizando na quinta-feira (18), a sua Feira do Empreendedorismo. O objetivo é fazer com que os participantes dos cursos possam mostrar a comunidade o grau de conhecimento e a qualidade já conquistada nos quatro meses de curso. A feira será realizada na quadra da igreja Adventista, localizada na rua T-12 do bairro de Nova Brasília. O Projovem Trabalhador foi uma conquista do senador, Acir Gurgacz (PDT) junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Segundo a assistente social, Lidiane Tanazildo da Costa integrante da gestão da secretaria de assistência social (Semas) junto ao ProJovem Trabalhador, os mil jovens estão divididos em nove cursos sendo ele, Saúde, Turismo, Construção e Reparos, Vestuário, Beleza Estética, Administração, Agro-extrativismo e Alimentação.

Segundo a gestora da Semas junto ao ProJovem a ideia é deixar a criatividade solta nas equipes. Ela afirma que cada Arco-Ocupacional como é chamado os grupos trabalhará com um temo especifico. Ela cita como exemplo o curso de Turismo que já está realizando pesquisa desde o início do mês passado. O Projovem de Ji-Paraná já participou de diversas atividades e eventos como o pit stop, palestras, conferencias e o Dia do Bem. O curso tem seu encerramento previsto para a segunda quinzena de dezembro próximo.

O idealizador do ProJovem em Rondônia, senador Acir Gurgacz, além de Ji-Paraná também conseguiu implantar o curso em seis outras cidades do Estado, entre elas Cacoal (já em andamento), Guajará-Mirim, Vale do Paraíso e Ouro Preto D’Oeste.







Ji-Paraná

Fiscalização alerta para a chegada do Defeso

“Infratores poderão até perder o beneficio conquistado”

D da Amazônia











A delegacia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) de Ji-Paraná alertou ontem os pescadores profissionais ou não para o período de defeso que começa no próximo dia 15 deste mês e se estendendo até 15 de março e 2011, em todos os rios da Amazônia, período de repovoamento dos rios. Neste período está proibido a pesca de vários tipos de peixes, entre eles, o Tambaqui, Pintado e Tucunaré. Os flagrantes resultarão na apreensão de todo o material de pesca e multa.

12 municípios

A delegacia regional da Sedam de Ji-Paraná, segundo o diretor Francisco Oliveira Ribeiro, o popular “Xavier” abrange 12 municípios e dezenas de distritos na região central de Rondônia. O diretor disse que a partir do próximo dia 15, início do período de repovoamento dos rios, mas conhecido pelo nome de Piracema, estará proibida a pesca, de qualquer forma, de vários tipos de peixes como pôr exemplo o Tambaqui, Tucunaré, Pintado, Pirarucu, Pira-rara e Pacu.

Fiscalização

O diretor alertou aos pescadores, profissionais ou não que no mesmo dia iniciara a fiscalização em todas as cidades abrangidas pela a regional de Ji-Paraná que são: Presidente Médici, Ouro Preto, Urupá, Teixeirópolis, Mirante da Serra, Jaru, Nova União, Jorge Teixeira, Theobroma e Vale do Paraíso. A fiscalização será feita em parceria com os departamentos de Meio Ambientes das secretarias de agriculturas dos citados municípios e com a Polícia Ambiental.





Ji-Paraná

Renovação Carismática prepara o 6ª PHN

“O evento católico será realizado durante três dias”

D da Amazônia


Com o tema: “Provai e veide como o Senhor é Bom” a Renovação Carismática de Ji-Paraná já está nos preparativos finais da 6ª edição do PHN 2010 (Por Hoje Não Vou Mais Pecar) evento que já virou tradição entre a comunidade católica da região central de Rondônia. Louvores, shows e missas estão incluídos na programação que acontecerá entre os dias 13 e 15 de novembro.

O PHN 2010 segundo um dos organizadores, Tufic Antoine é uma realização da Renovação Carismática Católica, e tem como principal objetivo a evangelização dos jovens jiparanaenses, sendo que este ano também está sendo feita a convocação de todas as famílias. “Temos uma participação tradicional dos jovens, agora, queremos a presença das famílias”, convidou.

Programação

No dia 13 de novembro, sábado, a abertura está programada para começar ás 13h30 com pregação, missa e às 18h o show com a banda Anjos de Asas de Ji-Paraná (Ministério de Música). Para o domingo as atividades iniciam às 7h30 com louvor, missas ás 18h e a apresentação do Frei Márcio de Rolim de Moura, e na segunda-feira (15) os trabalhos começam as 7h30 com a celebração da missa com a participação dos padres, Jhonnes (Paróquia Dom Bosco), Márcio (São João Bosco) e Matson da cidade de Nova Brasilância.













Pres. Médici

Polícia Civil prende acusado de matar de moto-taxista

“O acusado foi preso na noite de quarta-feira em um dos bairros de Ji-Paraná”

A Polícia Civil de Presidente Médici prendeu na noite desta quarta-feira o principal acusado de ser o autor do assassinato do moto-taxista, Valmir Apolônio dos Santos (60 anos) o popular “Vavá”, morto na tarde de terça-feira a facadas e o corpo arrastado dentro de um pasto, setor rural deste município. Jefferson da Silva Oliveira, de 19 anos, foi preso na casa de sua amásia em um dos bairros de Ji-Paraná.

O moto-taxista “Vavá” estava em seu ponto de trabalho quando apareceu um homem de cor morena, magro e alto solicitando uma corrida para a área rural sentido assentamento, Chico Mendes. Em menos de duas horas após o mesmo ter saído chegou á notícia que o corpo dele havia sido localizado em um travessão da estrada da 4ª linha com golpes de faca, e ainda, com vestígios de ter sido arrastado por uns 50 metros.

Investigação

Logo que foi informada a Polícia Civil em parceria com o Serviço Reservado da Polícia Militar, iniciaram as investigações. Várias denúncias foram feitas, sendo todas elas literalmente averiguadas até que uma assegurou a presença do suspeito na casa de sua amasia, em Ji-Paraná.

Confirmação

Ainda durante o dia, os investigadores chegaram até á amasia de Jefferson da Silva Oliveira que confirmou a chegada dele em sua propriedade rural com as roupas machadas de sangue. Já sabendo onde poderia encontrar o suspeito, os policiais acabaram logrando êxito em localizá-lo na residência da mulher, em um dos bairros de Ji-Paraná e prendê-lo.

Forte segurança

Após prender o acusado, os investigadores procuraram manter o preso sob forte segurança já que existiria a possibilidade de uma possível ameaça de reação por parte da categoria dos motos-taxistas, até que a Justiça pudesse expedir o Mandado de Prisão Preventiva já que o mesmo estava fora da prisão em flagrante.



Faca e documentos enterrados

No depoimento prestado ao delegado, Adilson Almeida o acusado disse que após matar a vítima pegou a sua carteira contendo documentos pessoais e certa quantia em dinheiro. A carteira e a faca, ele acabou enterrando na área da propriedade da amasia. Ele também teria declarado: “Matei ele como poderia matado qualquer outra pessoa”. Após prestar depoimento, Por motivo de segurança, após prestar depoimento Jefferson da Silva Oliveira foi levado para uma penitenciária não revelada pelo delegado. Ele, este ano, já teria escapado algemado quando teria sido preso pela Polícia Militar de Ji-Paraná.



Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia