Brasil : Esporte
Enviado por alexandre em 16/11/2010 19:57:45



Rondonienses prestigiam a grande final Freio de Ouro em Esteio/RS

Objetivando conhecer com maior propriedade e cultura dos pampas estiveram recentemente em Esteio/RS o empresário Edson Vicente e o grande laçador, o taura (valente, arrojado, destemido, valoroso, forte, guapo, resistente, enérgico) Teobaldo Gudson Umbehausemm. Edson e Teobaldo prestigiaram a grande final do Freio de Ouro 2010 que ocorreu no Parque de Exposições Assis Brasil tendo como grandes vencedores Pampa de São Pedro garantiu o primeiro lugar entre os machos, e Alcalina 441 Maufer foi a fêmea vencedora consagrando a versatilidade da raça crioula.



Segundo o empresário Edson Vicente o Freio de Ouro é dividido entre Morfologia e Função. As provas funcionais são: Figura, Andadura, Volta Sobre Patas e Esbarrada, Mangueira, Paleteada e Bayard/Sarmento. O primeiro esboço do que hoje é o Freio de Ouro ocorreu no ano de 1977 na 1ª Exposição Funcional de Jaguarão-RS, uma mostra modesta, mais ou menos improvisada, com um número reduzido de participantes, mas um grande sucesso.



Em 1983, a prova do Freio de Ouro foi batizada com o nome de Roberto Bastos Tellechea, uma homenagem póstuma a esse incentivador da raça crioula. Em 1990, houve outra grande perda com o falecimento do veterinário Flávio Bastos Tellechea. Em reconhecimento, a prova Freio de Ouro levou o nome dos dois irmãos "Flavio e Roberto Bastos Tellechea".



“Rondônia é uma miscigenação de cultura o que nos tornar um estado bastante peculiar neste aspecto, devemos sim fortalecer e apoiamos todas as manifestações o que só vai nos engrandecer”, asseverou o empresário Edson Vicente.

O grande laçador taura Teobaldo Gudson que é proprietário da Cabanhas Pialo das Morenas, localizada na RO 470 (conhecida como linha 81) KM 12, zona rural de Ouro Preto do Oeste, disse que a sua ida juntamente com o empresário Edson Vicente a Esteio/RS foi bastante proveitosa. “Vamos fomentar este esporte tradicional no sul do país aqui em Rondônia e para isso contamos com a ajuda da grande colônia de gaúchos e demais simpatizantes que tanto engrandece o praticante”, disse Teobaldo que ao lado de Edson Vicente foi recebido pelo gaiteiro e grande ícone da musica do Rio Grande do Sul Gaucho da Fronteira.



Autor: Alexandre Araujo

Fonte: ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia