Regionais : Secretário da Saúde empossa adjunta
Enviado por alexandre em 09/05/2010 00:16:59



Secretário da Saúde empossa adjunta e reforça pedido de Cahulla para contenção de gastos


Em solenidade realizada no início da tarde desta quinta-feira (6), o secretário estadual da Saúde, Milton Moreira, deu posse, em nome do Governo do Estado, à nova adjunta da Sesau, enfermeira Josefa Lourdes Ramos, em substituição à Débora Rodrigues, que pediu exoneração do cargo para se dedicar a outros projetos. Na ocasião, também foi empossado no cargo de diretor-executivo do Centro de Medicinal Tropical de Rondônia (Cemetron), o médico Gunter Faust, tendo em vista a desincompatibilização do também médico Roni Peterson para concorrer nas eleições deste ano.

Durante a cerimônia, após destacar o trabalho de cada um, em especial da adjunta Josefa Lourdes, que já tem extensa folha de serviços prestados ao Estado na área da saúde, desde o ano de 2000, o secretário aproveitou para pedir a todos os servidores mais dedicação ao trabalho e zelo no trato com os recursos públicos, uma vez que a contenção de gastos, é uma das prioridades para o governador João Cahulla.

Milton Moreira revelou que, em reunião na quarta-feira (5), Cahulla anunciou como compromisso social investir mais na melhoria da assistência à saúde pública. E, para isso é preciso que sejam reduzidos gastos desnecessários com a compra de veículos que não sejam ambulância ou viatura, viagens sem a finalidade de trazer recursos para o Estado, combustível, telefone, horas extras, entre outros procedimentos que oneram os cofres públicos sem perspectivas para reposição.

O titular da Sesau ressaltou o compromisso de Cahulla em disponibilizar aporte financeiro suficiente para cobrir o déficit da saúde, bem como a preocupação do governador, acentuada pela primeira-dama, Marli Cahulla, secretária de Assuntos Estratégicos, com o quadro de epidemia de dengue que já matou 29 pessoas neste ano em Rondônia, e da Influenza H1N1, que fez duas vítimas fatais. “Por orientação do governador Cahulla é necessário que adotemos várias medidas para que a assistência à saúde em todo o Estado melhore cada vez mais em respeito aos impostos pagos pelos cidadãos”, afirmou Milton Moreira.

Josefa Lourdes é funcionária da Sesau há 10 anos. Já exerceu os cargos de diretora-geral do Hospital e Pronto Socorro João Paulo II em Porto Velho, gerente de Planejamento e até momentos antes da posse era assessora técnica da secretaria. Além de enfermeira, formada pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), a nova adjunta da Sesau é doutora pela Universidade de Brasília (UnB), mestra em desenvolvimento regional e meio ambiente na área de concentração políticas públicas pela Unir), graduada em direito pela Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia, é professora das disciplinas de saúde pública, administração dos serviços de saúde, saúde da família, saúde coletiva, metodologia da pesquisa, epidemiologia, atua na gestão do processo de ensino e tem domínio na abordagem de temas, como administração pública, gestão do sistema de saúde, estudo epidemiológico, planejamento de estabelecimentos de saúde, viabilidade de infraestrutura e orçamento público, sobre os quais tem ministrado palestras em instituições de ensino.

AI/Sesau
Veronilda Lima

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia