Regionais : Painel político com Alan Alex
Enviado por alexandre em 19/11/2010 12:19:31




Reunindo

O PC do B se reúne nesta sexta-feira, a partir das 14 horas no Rondon Palace Hotel para definir quem vai ocupar os cargos que serão disponibilizados pelo governador Confúcio Moura a partir de janeiro. Uma vaga será de Júlio Olivar, da cota de Confúcio, deve ocupar o cargo de secretário de Turismo. A Secel, que a princípio seria do PC do B deverá ser ocupada pelo vice-governador Aírton Gurgacz.

Trégua

O grande problema é que o PC do B está rachado. Uma ala, encabeçada por Manoel Nery, David Erse e Magno Guedes (chamado pelas costas de “Maligno” Guedes). No outro lado estão Chicão e Pantera. Tanto Chicão quanto Pantera podem ocupar cargos públicos, estão com a ficha limpa e mantêm boas relações. Davi por sua vez detém um mandato de deputado estadual e Manoel Nery acumula irregularmente as funções de presidente do Conselho Federal de Enfermagem e a de presidente regional do PC do B, coisa que o Ministério Público Federal poderia dar uma olhada com mais cuidado.

Fechando

De qualquer forma, o PC do B tem espaço garantido no novo governo, resta definir apenas quem vai para onde. A legenda pretende definir essa questão na reunião desta sexta. Os nomes serão apresentados a Confúcio que deve anunciar parte do secretariado no próximo dia 20, pelo menos foi o que ele externou em reuniões internas. Agora é aguardar.

Transposição
Em seu blog o governador eleito Confúcio Moura mandou o seguinte recado aos servidores públicos de Rondônia, “meus caros servidores, toquem seus serviços e paciência com galdo de galinha. Pelo que vi e senti tudo será absolutamente pelo governo federal. O Estado pode ajudar em algumas solicitações. Eu mesmo, vou fazer uma promessa para o Divino Pai Eterno, de ir este ano assistir a missa da Festa do Divino no Guaporé ano que vem, desde que a transposição aconteça e encerre em maio, ou quem sabe no dia da procissão”.
Sem data
Sobre a reunião no Ministério do Planejamento, Confúcio disse que pediu para participar da audiência para tomar conhecimento da situação e saiu com a seguinte impressão, “Senti que o processo está começando. O Decreto de regulamentação será apresentado no dia 23 deste mês, a conversa foi dura, sem muita cerimônia, alguns chutes nas canelas, mas, não será concluído rapidamente. Entrará no ano de 2011 sem data para ser concluído. Que vai acontecer vai, só não se sabe quando”.
Portanto
O melhor a fazer é seguir o conselho do governador. Pelo menos nesse assunto parece que ele não está tão confuso.
Inelegíveis
Expedito Júnior está inelegível até o ano de 2014. Isso se deve à aplicação da Lei do Ficha Limpa. Carlinhos Camurça também está na mesma situação. No caso de Expedito, o período de inegibilidade começa a contar a partir da eleição onde foi cometido o dolo, no caso em 2006. Já Carlinhos começa a contagem de inelegibilidade a partir da decisão final do Tribunal de Contas da União, que foi em 2008. Portanto, Camurça só pode voltar a disputar uma eleição novamente a partir de 2017.
2014
Em 2014, ano em que acontece as eleições gerais, Expedito não pode ser candidato, porque o prazo encerra exatamente no dia da eleição. Portanto, em tese, ele só vai disputar eleição em 2018, visto que dificilmente ele queira ser prefeito ou vereador. Camurça também disputa em 2018, porque em 2017 não tem eleição.
Futuro
Essa punição é praticamente uma sentença de aposentadoria para ambos. Dificilmente um político consegue manter a fidelidade do eleitorado por tanto tempo. Nos próximos anos novas lideranças devem surgir e ocupar esse espaço. Tanto Camurça quanto Expedito precisam começar a pensar em alternativas. No caso de Júnior, ele pensa em lançar seu filho Expedito Neto na vida pública, já Carlinhos não tem herdeiros políticos. Ainda.
Esperteza
DJ Maluco, que disputou uma vaga na Câmara Federal em Rondônia foi denunciado pelo Ministério Público Federal por abuso de poder econômico nas eleições deste ano. A promotoria apreendeu 800 CDs da dupla “Dj Maluco e Aladin” que seriam distribuídos à população. Em uma das trilhas, ele manda um “abraço pro amigo Cassol”. Não colou.
Mais abuso
Ivo Cassol também foi denunciado pelo Ministério Público Federal, junto com João Cahúlla e o pastor evangélico Valdomiro Santiago. Eles teriam participado de um grande culto evangélico em Rolim de Moura durante a campanha, o que é proibido pela legislação.
Exagerado
A promotoria diz na denúncia que no culto havia cerca de 5 mil pessoas. Ivo Cassol nega. Em suas contas o público chegava a 50 mil. Só tem um pequeno detalhe, a população de Rolim, de acordo com o censo do IBGE de 2009, é de 50.500 habitantes, ou seja, 500 pessoas se recusaram a participar do evento.
Brincante
O trânsito é sem dúvida um dos maiores problemas enfrentado pela população de Porto Velho. Mas o prefeito Roberto Sobrinho parece que não tem essa percepção. Após exonerar a arquiteta Fernanda Moreira, que ocupava a secretaria de Trânsito, ele nomeou para a função o bancário Itamar Ferreira. Nada contra Itamar, que sempre conduziu com competência tanto o Sindicato dos Bancários quanto a CUT, mas daí a ser responsável pelo trânsito de Porto Velho tem uma diferença enorme.
Digo isso
Porque a prefeitura de Porto Velho precisa parar de fazer “gambiarras”. O município precisa contratar uma consultoria especializada para equacionar esse problema. Se isso tivesse sido feito lá atrás, certamente não estaríamos passando pelos problemas atuais.
Entrevista
Roberto Sobrinho concedeu entrevista a um programa de rádio onde descreveu uma Porto Velho que eu e grande parte da população certamente desconhece. Ele falou sobre investimentos, reformas, construções, saúde e educação confundindo a Capital com a Suíça. Talvez pelo fato dele circular em uma luxuosa camionete Hilux, conduzida por motoristas, ele não tenha muita percepção da realidade. O que falta para Roberto é colocar os pés no chão. Literalmente.
Gabinete
O prefeito precisa vistoriar as obras, deve ser por causa de sua ausência que nada é concluído nessa cidade. Vale lembrar que vamos entrar no período chuvoso e tudo para novamente. Vão dizer que devido às chuvas, não dá para continuar o trabalho. Pior é ver o que já está pronto se deteriorar. Roberto acorde cedo e ao invés de ir para o gabinete vá verificar os pontos críticos da cidade, você deve isso para a população que te reelegeu.
Detran
O pedetista Gilberto Moura, mais conhecido como Beto Moura, deve ser o diretor-geral do Detran na gestão de Confúcio Moura. Apesar do sobrenome, eles não são parentes. Beto era filiado ao PMDB e já ocupou a direção do órgão na gestão de Valdir Raupp. Ele antecedeu Maurício Calixto na função. Moura também é presidente do Conselho Regional de Despachantes de Rondônia e Acre. Ele foi nomeado secretário de Obras de Rolim de Moura em março deste ano.
À distância
Desde que foi autorizado pelo MEC, os cursos de graduação à distância estão por toda a parte e em Rondônia não seria diferente. Mas algumas entidades abusam da boa fé e vontade das pessoas. É o caso da Universidade do Tocantis - UNITINS, que em Ariquemes e Buritis enfrentou ações judiciais por parte de alunos por não disponibilizar o estágio supervisionado, última exigência antes do tão sonhado diploma. Nos dois casos a Justiça interviu e determinou que a entidade providenciasse, em um período de 30 dias, o estágio para os estudantes. A ação foi conduzida pelo advogado de Porto Velho Juacy dos Santos Loura e foi publicada no último dia 12. O processo é o número 0012024-22.2010.822.0002.
Miojo
Estudo divulgado nesta quinta-feira (18) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aponta o macarrão instantâneo como o produto com maior quantidade de sódio, dentre 20 categorias de alimentos analisados. De acordo com o estudo, a quantidade de sódio presente em uma porção de macarrâo instantâneo é superior a uma colher rasa de sal, porção recomendada de consumo diário da substância. O excesso de sódio é apontado como um dos responsáveis pelo aumento dos registros de doenças crônicas, como hipertensão, problemas cardíacos, de colesterol e de rins e obesidade.
Dados
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 60% das 56,5 milhões de mortes notificadas no mundo em 2001 foram resultado de doenças crônicas não-transmissíveis. Além disso, o aumento da pressão arterial no mundo é o principal fator de risco de morte e o segundo de incapacidades por doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal. Já dados do IBGE indicam que, em 2009, uma em cada três crianças brasileiras na faixa de 5 a 9 anos estava com sobrepeso, enquanto a obesidade atingia 16,6% dos meninos e 11,8% das meninas. Durante o período de 1974 a 2009, a prevalência de sobrepeso em crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos passou de 3,7% para 21,7% no sexo masculino e de 7,6% para 19,4% no feminino. Nesse mesmo período, o sobrepeso na população adulta masculina passou de 18,5% para 50,1%, enquanto na feminina foi de 28,7% para 48%.

ContatosPainel Político no MSN – painelpolitico@hotmail.com . Você também pode enviar e-mails para a coluna usando esse endereço. Atendimento aos leitores entre as 14 e 19 horas (on-line nesse período). Basta nos adicionar que poderemos trocar ideias nesse horário. Ou ainda pelo telefone (69) 9907-0701 ou pelo Skype painelpolitico. Também no Twitter @painelpolitico

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia