Regionais : Painel político com Alan Alex
Enviado por alexandre em 23/11/2010 09:06:27



Chupinguaia
O irmão do deputado Valter Araújo, Wanderley Araújo foi preso pela Polícia Militar por portar uma arma de fogo, R$ 60 mil em dinheiro, além de talões de cheque. De acordo com a PM, Wanderley, que é vereador e presidente da Câmara de Chupinguaia, estava exibindo a arma em público e foi denunciado. Quando a PM chegou ele se recusou a colaborar, tentou fugir e ainda jogou a chave de seu carro no mato, para evitar a revista. O vereador foi solto após pagamento de R$ 10 mil de fiança.
Comportamento
Em defesa de seu irmão, Valter Araújo atacou a polícia. Acusou os PMs de terem invadido a casa de seu irmão e que ele teria colaborado com a polícia e que teria “cinquenta testemunhas”. Claro que em uma cidade pequena como Chupinguaia essa corda vai arrebentar do lado dos policiais. Dificilmente alguém irá contra o vereador, que de acordo com o boletim de ocorrência, se comportou como “quem deve”. É esperar para ver o que vai acontecer com os policiais.
Obras
Em todo o País se constroem viadutos, hospitais, escolas, estradas, enfim, mas quando é para Rondônia a coisa empaca. Primeiro foi a maternidade municipal de Porto Velho, que teve suas obras iniciadas e praticamente finalizadas na administração Carlinhos Camurça e foram concluídas na gestão de Roberto Sobrinho, única obra, diga-se de passagem que foi terminada. Depois veio a duplicação da BR 364, cuja obra foi terminada, mas a iluminação de responsabilidade da prefeitura, não funciona. Em seguida vieram as passarelas, que tiveram que ser demolidas após o desabamento com vítima fatal de uma delas e agora os viadutos, que parecem parados no tempo.
Impasse
Um erro de projeto nas colunas de sustentação criou um impasse que se arrasta desde fevereiro. Trata-se da profundidade. A construtora alega que por medida de segurança elas devem ter 42 metros de profundidade e o responsável pelo projeto diz que 12 metros são suficientes. Essa discussão está para completar um ano e ainda não foi definida e a população fica patinando em desvios mal feitos e engoliu poeira durante todo o verão. Agora vamos escorregar e nadar na lama.
No escuro
E no trecho duplicado, continua a escuridão. Isso aconteceu porque após o DNIT passar a responsabilidade para a prefeitura, a mesma não se preocupou com a manutenção. Um dia a energia foi interrompida e ladrões roubaram os cabos subterrâneos. A prefeitura nunca mais refez e ficou o dito pelo não dito.
Ação
Já que o assunto é a prefeitura, nesta terça-feira acontece uma audiência na 1ª Vara Cível para tratar do processo envolvendo uma suposta fraude na licitação das obras da avenida Vieira Caúla, que teria sido cometida pela empresa Uni Engenharia com a conivência da comissão de licitação da prefeitura. Uma testemunha apresentou no Ministério Público Federal denúncia formal, que está em fase de investigação, contra a empresa e o secretário de Obras Especiais, Israel Xavier. Numa tentativa de desviar o foco do assunto, tanto o secretário quanto alguns servidores do município alegaram terem sido “destratados” pelos jornalistas Alan Alex e Paulo Andreoli e moveram uma ação por danos morais.
Curioso
É que sobre a suposta falsificação da ata da licitação, eles nada dizem. Mais curiosa ainda foi a defesa apresentada pelo secretário e comissão, eles disseram que aconteceu “um erro de digitação”. Mais curioso ainda é que assinaram a ata errada a comissão e os representantes das empresas que participavam do processo. Ninguém questionou o erro, até que o caso veio à tona.
A obra
A Uni Engenharia foi responsável pelas obras da Avenida Vieira Caúla. O projeto previa a implantação da rede de esgoto, a pavimentação, calçadas e meio-fio. A obra ficou parada por dois anos e foi retomada pela Construtora Castilho, segunda colocada na licitação. Durante o período em que as obras estiveram paradas, a UNI alegou uma série de problemas, entre eles a falta de material de construção. A empresa também foi acusada por alguns fornecedores de não quitar seus compromissos, o que só era feito após intervenção judicial.
O caso
Um ex-funcionário de uma empreiteira acusou nominalmente o secretário Israel Xavier de ter trocado as atas da licitação que a UNI venceu. O certame havia sido feito pela manhã e a UNI havia sido desclassificada. No mesmo dia, à noite, Xavier teria ido ao escritório de uma construtora e entregue a segunda ata, na qual a UNI era vencedora. As duas atas originais foram entregues ao procurador Reginaldo Trindade, que também ouviu o depoimento do ex-funcionário. O inquérito corre em sigilo no Ministério Público Federal.
Na berlinda
Epifânia Barbosa está sendo acusada pelo Ministério Público Federal por abuso de poder político nas eleições deste ano, e se for condenada poderá perder o mandato de deputada estadual e ficar inelegível por oito anos. Não fosse a morosidade quase criminosa da Justiça Eleitoral, Epifânia sequer teria sido candidata em 2010. É que nas eleições de 2008, quando foi eleita vereadora, ela foi acusada de compra de votos e o caso ainda não chegou a lugar nenhum.
Mãe Joana
Nas eleições deste ano ocorreu um verdadeiro festival de irregularidades a começar pelas eleições presidenciais. Lula perdeu completamente a vergonha e saiu a fazer campanha pelo Brasil para Dilma Roussef e o máximo que o Tribunal Superior Eleitoral fez foi aplicar meia dúzia de multas; Por aqui aconteceu de tudo, de panfletos apócrifos encontrados em comitês a cultos em praça pública e tá tudo bem. Não fosse pela aplicação forçada da lei do Ficha Limpa, a coisa tinha desandado de vez. Vamos ver como será em 2012.
Defendendo
O deputado Luiz Cláudio, também acusado de abuso de poder político vai ser diplomado e tomar posse normalmente. Quem afirma é o advogado do parlamentar, Nelson Canedo que esclareceu alguns detalhes sobre a acusação. Para Canedo, as provas apresentadas não ligam o deputado ao crime, “foi uma situação criada muito em função dele já ser deputado. Não é uma defesa fácil, mas temos certeza que a justiça será feita nesse caso”, acrescentou o advogado.
O caso
O deputado foi acusado de usar a Emater para se promover, apoiando cursos profissionalizantes e ações envolvendo a comunidade. Para o Ministério Público, o deputado se aproveitou de sua condição para angariar votos.

Direto da redação

Rubens Coutinho está apresentando o programa "Direto da Redação" na TV Jornet, com ccomentários sobre as principais notícias do Estado. O programa é diário e para conferir basta deixar carregar o vídeo no canto direito superior do jornal eletrônico TUDORONDONIA. Vale a pena conferir, é dinamite pura.

Submersos
Com a chegada das chuvas passamos a ter inveja dos afortunados que trafegam de camionete, como é o caso do prefeito Roberto Sobrinho em sua luxuosa Hilux SW4, e dos proprietários de barcos, canoas, jet ski e afins. Na tarde desta segunda-feira, as principais ruas da cidade estavam com trechos completamente submersos. Vale lembrar que durante todo o período de estiagem a prefeitura apenas tapou buracos no asfalto. Vamos ver quais as desculpas a serem apresentadas à população durante o inverno, que promete ser daqueles.
Social
Nesta terça-feira, 23, a deputada federal Marinha Raupp comemora aniversário. Na sexta é a vez da vereadora Mariana Carvalho.
A viagem
O consórcio que constrói a usina de Santo Antônio levou para o Rio de Janeiro um grupo de jornalistas para conhecer uma maquete que demonstra o funcionamento da usina. A viagem foi no fim de semana passado e de acordo com um site de notícias local “foi para calar a boca da imprensa sobre as irregularidades no canteiro de obras”.
Tá pequeno
O Porto Velho Shopping precisa começar a pensar em uma expansão e rápido. Está ficando impraticável frequentar o local nos fins de semana, feriados, às segundas, terças, quartas...
Marco
Esta semana mais detalhes sobre as atividades da empresa Marco, a fábrica de dinheiro.
Nos Estados Unidos
Uma empresa norte-americana anunciou nesta segunda-feira que recebeu autorização da FDA (agência reguladora de medicamentos e alimentos) para testar células-tronco embrionárias em pacientes com distrofia macular de Stargardt, uma forma progressiva de cegueira. É apenas a segunda vez que os EUA autorizam testes com células-tronco embrionárias em humanos. A empresa Advanced Cell Technology disse que irá testar o tratamento em 12 pacientes. No mês passado, a Geron Corp. recebeu o primeiro voluntário para uma experiência com o uso de células-tronco em pessoas com lesão grave de coluna. Células-tronco são uma espécie de "livro de receitas" do organismo, capaz de dar origem a qualquer tipo de tecido do organismo. Elas são mais abundantes em embriões, e cientistas afirmam que novas técnicas podem levar à cura de diversas doenças e lesões. A distrofia macular de Stargardt normalmente se manifesta antes dos 20 anos de idade e causa degeneração do epitélio pigmentado da retina. Atualmente, não existe tratamento.





Contatos
Painel Político no MSN – painelpolitico@hotmail.com . Você também pode enviar e-mails para a coluna usando esse endereço. Atendimento aos leitores entre as 14 e 19 horas (on-line nesse período). Basta nos adicionar que poderemos trocar ideias nesse horário. Ou ainda pelo telefone (69) 9907-0701ou pelo Skype painelpolitico. Também no Twitter @painelpolitico

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia