Regionais : Grupo Arco-íris faz ação pelo Dia Mundial da Luta Contra AIDS com foco na juventude
Enviado por alexandre em 23/11/2010 11:51:39



Para lembrar o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS (1º/12), O Grupo Arco-íris de Rondônia organizou uma programação especial focada na juventude. As casas de festas e locais de grande aglomeração de jovens é o foco da ação que neste ano acontece entre os dias 25 de novembro e 01 de dezembro.



Para a presidente do Grupo Arco-íris de Rondônia, Guta de Matos, a campanha deste ano será focada na juventude, que segundo ela formam a chamada geração da AIDS. Eles não conheceram o mundo antes do HIV. Milhões já morreram e, no entanto, a epidemia de HIV/AIDS entre os jovens continua em grande parte invisível aos adultos e aos próprios jovens. O esforço para combater o HIV/AIDS exige estratégias amplas e concentradas na juventude.



Dos 60 milhões de pessoas no mundo inteiro que foram infectadas pelo HIV nos últimos 20 anos, mais da metade tinha entre 15 e 24 anos à época da infecção. Hoje, 12 milhões de jovens estão vivendo com o HIV/AIDS. Entre os jovens, as mulheres têm muito mais chances do que os homens de se infectarem com o HIV. Em cerca de 20 países africanos, 5% ou mais das mulheres entre 15 e 24 anos estão infectadas. Tais estatísticas sublinham a necessidade urgente de abordar a situação do HIV/AIDS entre os jovens.



Para Guta, a epidemia da AIDS é complexa e somente uma combinação de abordagens diferentes poderá ter sucesso em reprimi-la. Mas cada vez fica mais claro que a juventude tem que ocupar o centro das estratégias de controle do HIV/AIDS. “Nossa campanha visa a abordagem direta, distribuiremos preservativos e material educativo produzidos em parceria com a Coordenação Estadual de DST/AIDS. Pedimos a todos que ao nos encontrarem, colabore conosco. Entendemos que o preservativo é o único método que pode proteger contra o HIV, essencial para controlar a disseminação do HIV/AIDS entre os jovens”. Afirmou.



Para a presidente o momento de agir é agora. “Já é muito tarde, para muitos jovens. Mesmo que o risco de contrair o HIV fosse reduzido pela metade até 2015, de 20% a 80% da juventude que atualmente têm 15 anos, em alguns países, ainda assim morreriam de AIDS. é preciso facilitar ao máximo o acesso aos preservativos, e sua utilização deve ser promovida entre as pessoas sexualmente ativas de todas as idades. Somente se agirmos agora mesmo para controlar a disseminação do HIV, poderemos garantir que os jovens de hoje terão um futuro quando se tornarem adultos. Finalizou.



Assessoria de Comunicação


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia