Regionais : Painel político com Alan Alex
Enviado por alexandre em 24/11/2010 00:20:57




Nova Ceron

Com a chegada da estação chuvosa surge mais um problema na vida dos rondonienses, a falta de energia elétrica. Impressiona tamanha falta de respeito que a empresa Eletrobrás Distribuição Rondônia (Ceron) tem com os consumidores. Quando surge uma nuvem carregada, o fornecimento de energia é interrompido. Dezenas de bairros ficam horas sem energia e em alguns casos, quase 24 horas. O call center da empresa fica no Rio de Janeiro e os atendentes não tem a menor idéia do que acontece por aqui, isso quando atendem porque quando começam a chegar muitas ligações simultâneas, eles simplesmente ignoram as chamadas.

Pior

É que essa incompetência e falta de respeito será premiada com um reajuste de pouco mais de 10%. É o presente de Natal do Governo Lula para os rondonienses, devidamente autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL. Chama a atenção o fato do Ministério Público ainda não ter tomado algum tipo de providência contra essa empresa, que não tem concorrente no mercado e fornece um serviço essencial, até porque ninguém que vive na cidade consegue ficar muito tempo sem energia elétrica.

Picos

Mas grave que a falta de energia são os picos e as “piscadas”, oscilações para mais que antecedem a retomada do fornecimento. Equipamentos eletrônicos, por mais potentes que sejam não resistem a picos de energia. A Ceron até se prontifica a pagar, desde que antes o equipamento passe por um laudo, que pode demorar até 30 dias. Se for uma geladeira problema do usuário.

Matemática

Por mais que os técnicos da Ceron expliquem, ninguém consegue entender porque a energia elétrica em Rondônia é tão cara, já que o serviço fornecido é tão porco (não é erro de digitação, é PORCO mesmo). Com uma energia porcaria dessas, nenhum empresário com seu juízo perfeito vai querer implantar uma indústria por essas bandas. O reajuste nas contas será de 10,43% e para as famílias de baixa renda, 9,42%.

R$ 22 milhões

Foi quanto receberam as empresas ligadas ao deputado estadual Valter Araújo neste fim de ano do governo de Rondônia em função dos contratos que prestam serviços, entre eles a limpeza de hospitais e outros órgãos. O fim de ano vai ser recheado para o deputado e seus associados.

Falando em Valter

A prisão de seu irmão, o vereador Wanderley Araújo em Chupinguaia vem repercutindo negativamente para o parlamentar. Valter sempre pautou seus discursos em ser “favorável pela vida”, mas seu irmão estava de posse de uma pistola automática com dois carregadores até a tampa de balas. Quanto a origem do dinheiro, pode-se até abrir uma discussão, mas em relação a arma não há o que se falar.

Problemas

O deputado Valter Araújo, que vem tentando conseguir votos para sua eleição como presidente da Assembleia vem tendo problemas nessa cooptação. É que os parlamentares aliados com o PT, como é o caso do PMDB e PSB, vem mantendo uma série de conversas e devem votar em bloco, seja lá quem for o candidato que eles definirem. Ninguém quer muita conversa com Valter também, que angariou a antipatia de quase todos os parlamentares. O que poderia ter invertido essa situação era a vitória de João Cahúlla, o que não aconteceu.

De longe

Já Ivo Cassol vem acompanhando a discussão da eleição da nova mesa da Assembleia de longe, sem querer interferir. O senador eleito declarou que “nessa cumbuca ele não mete a mão”.

Silêncio

Ainda um grande silêncio por parte da Polícia Federal sobre o dinheiro falso apreendido na chácara pertencente a família do empresário Mário Calixto Filho. Quase dois milhões em notas de R$ 50 que estavam sem número de série. Com Mário preso, pode ser que se esclareçam alguns pontos obscuros sobre o tema.

Off-line

Uma pane no software responsável pelo sistema financeiro do Estado vem fazendo com que os pagamentos estejam sendo feitos via ofício, o que é um problemão, já que o sistema gerencia a ordem de pagamentos e prioridades. Técnicos estão avaliando a situação para tentar identificar a causa, se foi proposital ou meramente uma falha acidental. O que chama a atenção é o fato da coisa ter acontecido no fim do governo.

Dobrado

Servidores das secretarias de Estado andam reclamando com o volume de trabalho que estão tendo neste fim de gestão. Muitos estão tendo dificuldades de botar a casa em ordem e isso vem obrigando muita gente a espichar seus horários de trabalho. A determinação do governador João Cahúlla é de que tudo esteja devidamente organizado para o novo governador.

Visita

Nesta terça-feira Confúcio Moura esteve visitando os deputados estaduais. Andou de gabinete em gabinete conversando e cumprimentando cada um deles. Ele também esteve na residência de alguns e sobre essas visitas declarou que “esta é a fase do desarmamento dos espíritos e um pacto de uma longa convivência, preferencialmente harmoniosa, que deve mover cada poder”.

Afastando

O secretário-geral do Ministério Público de Rondônia, Héverton Aguiar deve pedir afastamento da função em breve. É que ele pretende concorrer ao cargo de Procurador Geral de Justiça. Para isso, ele vem colocando em dia todas as discussões pendentes com servidores, inclusive a incorporação dos auxílios alimentação e saúde ao salário, conforme já foi aprovado pela Assembleia Legislativa.

Ampliando

O Porto Velho Shopping já anda se programando para uma ampliação. A informação foi repassada nesta terça-feira pela assessoria do shopping em função da nota publicada na última coluna sobre o subdimensionamento do estabelecimento em relação à população.

Gel contraceptivo

Cientistas americanos afirmaram que um gel contraceptivo aplicado diretamente na pele pode ser usado como uma alternativa à pílula anticoncepcional. O produto, chamado Nestorone, está sendo desenvolvido pela indústria farmacêutica americana Antares Pharma e a pesquisa foi apresentada durante a conferência da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, em Denver, nos Estados Unidos. O produto pode ser aplicado como um creme no abdome, nas coxas, braços e ombros e é rapidamente absorvido pela pele sem deixar resíduo. Testes clínicos preliminares mostraram que o creme é eficaz e tem boa tolerância, sem produzir os efeitos colaterais secundários associados à pílula como náusea, aumento de peso e acne. Apesar dos estágios iniciais dos testes, os cientistas afirmam que o novo creme poderia oferecer uma alternativa à pílula anticoncepcional, usada por milhões de mulheres em todo o mundo. "Qualquer sistema contraceptivo que aumente a seleção de métodos disponíveis para as mulheres e ajude a evitar a gravidez indesejada é bem-vindo", afirmou Natika Halil, diretora de informação da Associação Britânica de Planejamento Familiar. Mas, Halil alerta que "este produto não será conveniente para todas as mulheres, apenas para aquelas que se sintam confortáveis ao usá-lo na pele".

Contatos
Painel Político no MSN – painelpolitico@hotmail.com . Você também pode enviar e-mails para a coluna usando esse endereço. Atendimento aos leitores entre as 14 e 19 horas (on-line nesse período). Basta nos adicionar que poderemos trocar ideias nesse horário. Ou ainda pelo telefone (69) 9907-0701ou pelo Skype painelpolitico. Também no Twitter @painelpolitico

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia