Regionais : Painel político com Alan Alex
Enviado por alexandre em 26/11/2010 01:58:25




Fatiando

Uma verdadeira sinuca de bico está sendo administrada pelo governador eleito Confúcio Moura no que diz respeito a divisão de cargos e secretarias em sua gestão, que inicia em janeiro. O ex-senador Expedito Júnior, por exemplo, queria o Detran para a cota do PSDB, mas foi avisado por Confúcio que a indicação caberá ao vice-governador, Aírton Gurgacz. Mesmo assim, Júnior indicou como secretariáveis Giacomo Casara e Val Ferreira. O PT está querendo a secretaria de Educação para a senadora Fátima Cleide e o Iperon para Tácito Pereira.

Por fora

Temos o senador Acir Gurgacz também querendo indicar o secretário de Educação e do DER. Nesta quinta-feira Confúcio se reuniu com Mauro Nazif para saber qual a fatia de interesse do PSB. O governador eleito deve se recolher a partir da próxima semana para definir seu novo secretariado. Agora é aguardar para conferir como será essa colcha de retalhos.

Vale lembrar

Que quando foi prefeito de Ji-Paraná, Acir Gurgacz teve problemas para aplicar os 25% exigidos na educação daquele município. O Tribunal de Contas do Estado disse que ele só gastou 19%.

Técnicos

Como Confúcio andou dizendo por aí que vai priorizar os técnicos para assumirem funções de direção em sua administração, lideranças da construção civil estão aguardando que o governador eleito realize essa proposta. Para eles, o setor que mais cresce no Estado, deve ser comandado por alguém realmente qualificado, que tenha livre trânsito entre os empreiteiros e profissionais e que conheça do assunto. Eles propõe a agilização do setor adotando uma série de ferramentas eletrônicas, como softwares de gerenciamento e a desburocratização do Departamento de Obras e Serviços Públicos, DEOSP.

Compromisso

Confúcio Moura não assumiu compromisso oficial com esse segmento, mas seria de bom tom adotar o conselho dessas lideranças. A construção civil tende a crescer ainda mais nos próximos anos e colocar alguém na função para agradar partidos A ou B seria um erro e uma falta de respeito com quem realmente entende do assunto. À primeira vista parece ser uma matéria fácil, mas o DEOSP é responsável pelas obras e serviços em todo o Estado e é quem norteia o setor.

Eleição

No dia 22 de dezembro vai acontecer a eleição para o cargo de coordenador de Previdência do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho. Nove candidatos estão concorrendo ao cargo que paga um salário de pouco mais de R$ 6.500, além de diárias e passagens para eventos fora do Estado. Para concorrer é preciso ser servidor efetivo do município. Claro que por um salário desses muita gente se interessa, mas a coisa está beirando o absurdo. Como se trata de uma eleição, onde votam os servidores estatutários, tem candidato investindo R$ 50 mil na campanha.

Falando em previdência

O prefeito Roberto Sobrinho enviou na última quarta-feira para a Câmara Municipal um projeto para dimunir o repasse patronal previdenciário, que atualmente é de 14,05%. Ele quer uma equiparação com o desconto feito para os servidores, que é de 11,66%. Isso vai representar uma grande economia para os cofres do município, mas certamente vai diminuir o bolo dos servidores.

Fraude

A descoberta de fraude no concurso público para o cargo de auditor fiscal do Estado realizado em 2001 é no mínimo preocupante. Esse é um dos concursos públicos mais disputados e os candidatos estudam meses para se preparar. Se forem encontrados envolvidos, eles devem ser exemplarmente punidos, inclusive com a devolução dos salários recebidos ao longo desse período, sem contar que, se teve coragem para fraudar uma prova de concurso, certamente deve ter tido para receber propina ou extorquir empresas.

Descaso

A OI / Brasil Telecom é campeã de reclamações e ações judiciais, e aqui em Porto Velho vem ganhando outroi título, a de mais enrolada. Clientes que solicitaram linhas telefônicas reclamam da demora na instalação. Dizem que na hora de vender, a empresa promete a instalação em até 24 horas, mas tem gente esperando há mais de duas semanas e não consegue obter o serviço, “a resposta deles é sempre a mesma, estamos sobrecarregados”, disse uma cliente irritada.

Prenúncio de greve

Policiais civis que ingressaram no Estado em 2005 estão irritados com o governo e já pensam em greve. Eles alegam que durante a campanha o governador João Cahúlla teria prometido uma isonomia para a categoria e que o benefício seria pago já em novembro, o que não aconteceu. Eles preparam uma assembleia geral e pensam em deflagrar uma greve.

Mas

A coisa não é bem assim. Os policiais mais antigos estavam insatisfeitos com essa isonomia. Eles não acham justo o fato de agentes, peritos e delegados recém-ingressos passem a ganhar o mesmo e esse movimento deve morrer antes mesmo de nascer. Quando o governo fez o anúncio, os antigos pensavam em fazer greve e também reclamaram. A coisa deve ficar exatamente como está, a não ser que Confúcio Moura resolva meter a mão nessa cumbuca.

Outra

Cerca de 800 policiais militares que haviam sido aprovados no último concurso e concluíram o curso de formação foram mandados para casa pelo governo. A PM também ameaça manifestações sobre isso. Os policiais dispensados são os que estavam andando em duplas pela cidade no mês passado.

Rodoviária

Duas pessoas do interior conversavam sobre a rodoviária de Porto Velho. Eles criticavam o fato da Capital não ter uma rodoviária nova, já que diariamente chegam centenas de pessoas tanto do interior quanto de fora do Estado. Realmente eles têm razão. Só quem não enxerga isso é a municipalidade.

Sem problemas

Epifânia Barbosa será diplomada e deve concluir seu mandato sem problemas, apesar da acusação de abuso de poder econômico nas últimas eleições. Quem afirma é o advogado da deputada eleita, Nelson Canedo que também deverá assumir a defesa do prefeito Roberto Sobrinho. Roberto, aliás, estará apto a disputar as eleições de 2014.

Conversas

Apesar da aparente calmaria na Assembleia, nos bastidores a coisa anda pegando fogo no que diz respeito a eleição da nova Mesa Diretora da Casa. Os parlamentares estão tentando advinhar qual o posicionamento de Confúcio Moura nessa disputa, já que ele anda conversando com todos e não se compromete com ninguém.

Saúde

Confúcio declarou em seu blog ter visita o deputado Miguel Sena e mudou a impressão que tinha do parlamentar. Afirmou que Sena lhe deu boas dicas sobre a situação da saúde do Estado, inclusive sobre o projeto da construção de um pronto socorro ao lado da maternidade municipal. Moura declarou que vai adotar a ideia do deputado. Só falta ele querer nomear Miguel para a secretaria de saúde. Isso sim, seria um ato de despreendimento por parte do novo governador.

Problema

Muita gente anda reclamando da postura de Francisco Assis, cunhado do governador eleito. Acusam o rapaz de ser “antipático” e “não ter jogo de cintura”. Nos bastidores afirma-se que ele não vai assumir nenhum cargo no governo, mas vai ter papel fundamental nas decisões mais importantes.

CPI

O deputado Ezequiel Neiva apresentou o relatório final da CPI das Usinas. Confira a íntegra do documento CLICANDO AQUI. Voltaremos ao assunto na próxima coluna.

UNI Engenharia

A justiça decretou segredo na ação cível movida pelo secretário municipal Israel Xavier e membros da comissão de licitação da prefeitura contra os jornalistas Paulo Andreoli e Alan Alex na audiência ocorrida na última terça-feira. Após a conclusão do caso, explicaremos os detalhes.

Contatos
Painel Político no MSN – painelpolitico@hotmail.com . Você também pode enviar e-mails para a coluna usando esse endereço. Atendimento aos leitores entre as 14 e 19 horas (on-line nesse período). Basta nos adicionar que poderemos trocar ideias nesse horário. Ou ainda pelo telefone (69) 9907-0701ou pelo Skype painelpolitico. Também no Twitter @painelpolitico

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia