Brasil : A LUTA
Enviado por alexandre em 26/11/2010 18:30:30



Dia Internacional de Luta Contra a Aids terá palestra e show de transformismo

O município de Ouro Preto do Oeste estará engajado no Dia Internacional de Luta contra a Aids comemorado no dia primeiro de dezembro. Dentro da programação estará acontecendo no auditório do Centro de Saúde Ouro Preto localizado na Avenida Daniel Comboni, centro a partir das 19h uma palestra sobre o tema “Aids todos são responsáveis”, com o enfermeiro chefe Roberto Gibrim, em seguida haverá o show de transformismo com Tattyana Aguirre.

De acordo com o palestrante, enfermeiro Roberto Gibrim, o grande objetivo da iniciativa é a prevenção. Na ocasião, Roberto relatou sobre o aumento significativo no número de doenças sexualmente transmissíveis nos últimos tempos e destacou que o uso correto de preservativos é a única garantia da não infecção. Os detalhes e conseqüências de cada doença também serão explicados de forma detalhada pelo Enfermeiro. ”A orientação e a conscientização ainda são os melhores caminhos para prevenir o contágio”, disse o enfermeiro.

A transexual Tattyana Aguirre lembrou que o preconceito mata mais que o vírus, e que o amor é o antídoto para erradicar o preconceito, acrescentando que o dia 1º de dezembro fora instituído para relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas.

Histórico AIDS em Rondônia

Porto Velho registrou o primeiro caso de infecção de HIV em 1987, depois houve notificações no resto do Estado. A taxa vem aumentando ano a ano e em Rondônia é superior às estatísticas de outros estados, segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, de junho de 2008. “Ao contrário do que se dizia nos anos oitenta, o chamado ‘grupo de risco’ - homossexuais, bissexuais e profissionais do sexo – não existe mais; em Rondônia o maior número de contaminados são heterossexuais, com 1.599 (78,15%) dos casos de Aids registrados”, observa a presidente da Amatec, Maria Lourdes Oliveira, citando dados de janeiro/2010.
De acordo com pesquisa divulgada no fim de setembro pela Organização Mundial da Saúde, existem 15 milhões de pessoas contaminadas com o HIV no mundo, das quais 2/3 não recebem tratamento adequado.

Autor: Alexandre Araujo

Fonte: ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia