Regionais : Resenha Política Por Robson Oliveira
Enviado por alexandre em 30/11/2010 18:03:50



Convite
Hiram Galo, médico e dirigente nacional do Conselho Federal de Medica, foi convidado para assumir a pasta da Saúde na administração de Confúcio Moura. Pediu tempo aos interlocutores do governador eleito para decidir. Mas a coluna apurou que Gallo dá a resposta nesta terça-feira. Para a pasta também são cogitados Orlando Ramires e Dr. Alexandre (não é o deputado estadual).



Especulação
Os engenheiros Lúcio Mossi e Hildo Santos, ambos do PMDB de Jaru, são os nomes mais cotados para assumir o Departamento de Estradas e Rodagens (DER). O segundo caiu na cotação por possuir parentesco com a família dos ‘Moletas’ e não ter um currículo capaz de cacifá-lo ao cargo. A pasta também é objeto de desejo dos pedetistas.



Indicada
A Agente Penitenciária de Cacoal, Miriam do PCdoB, deverá assumir a Secretaria de Interior e Justiça. Pertencente a uma categoria que fechou com Confúcio nas eleições, a escolha foi feita pelo próprio governador. Não entra na cota partidária.



Merecimento
Ligado ao PMDB desde quando a legenda não possuía o “P”, o procurador Valdecir Marcial é nome especulado para assumir a Procuradoria Geral do Estado. Taí um nome que reúne todos os critérios estabelecidos por Confúcio para o primeiro escalão. Assim a direção da PGE retorna para um membro do seu quadro.



Emater
O professor José Pinto, ex-diretor do Iteron do governo Jerônimo Santana, é cotado para assumir a Emater. Detentor de um currículo denso na área fundiária, teve seu nome indicado para o governo de transição pelo próprio governador eleito. O órgão é disputado por membros do PMDB.



Dúvida
Já para a complicada Secretaria de Segurança Pública pairam muitas dúvidas sobre quem vai ser o titular da pasta. A princípio, Moura pensava em convocar um delegado da Policia Federal, mas foi informado de que poderia haver reações contrárias. Mas o delegado Eliseu, o Coronel Carvalho e o delegado regional de Cacoal são sempre lembrados como uma solução caseira. O cargo ainda está em aberto.



Briga
Nas hostes do DEMO foi aberta uma crise com o veto do prefeito de Ji-Paraná, José Bianco, ao nome do ex-deputado estadual Silvernani Santos para ocupar a pasta da Secretaria da Agricultura. Bianco prefere para o cargo o ex-auxiliar Assis Canuto.



Perfil
As duas indicações para a Seagri esbarram num óbice: são nomes sem o perfil prometido pelo então candidato a governador Confúcio Moura. Além de representarem uma mentalidade arcaica sobre os problemas que permeiam o setor.



Sobra
Os DEMOS da capital estão incomodados com a conversa ocorrida quinta-feira passada entre Confúcio Moura e José Bianco, em Ji-Paraná. O incômodo se instalou porque não vazou o teor da conversa entabulada pelos dois caciques. Esse segmento dos DEMOS já se conforma com o que sobrar dos cargos. O que não aceitam é ficar fora.



Social
Para a Fundação da Ação Social a irmã do governador, Cira Moura, é provavelmente o nome indicado. Pelo menos foi o que declarou o governador a um presidente de partido.



Moita
A disputa pela presidência da Assembléia Legislativa continua com lances surpreendentes. Enquanto Valter Araújo, Hermínio Coelho e Neodi Carlos se engalfinham pelo cargo, o deputado ‘socialista’ Jesualdo Pires se finge de morto e corre por fora a passos longos para levar a cobiçada presidência do Poder Legislativo.



Privilégio
A Assembléia Legislativa aprovou duas emendas constitucionais que criavam aumentos substanciais para algumas categorias privilegiadas sem o amparo legal. A exemplo dos Procuradores do DETRAN, que passariam a perceber vencimentos de quase vinte mil reais mensais. Enquanto os professores e o grosso dos barnabés teriam que se contentar com minguados aumentos.



Emendando
Alertado que poderia ser responsabilizado por crime de improbidade por aumentar despesas ferindo a Lei de Responsabilidade Fiscal, o presidente da ALE, Neodi Carlos, providenciou outra emenda constitucional, a de nº 073/2010, acrescentando aos artigos 20-A e 104 da Constituição Estadual um parágrafo único. Com a emenda, a implantação do teto remuneratório dependerá de lei complementar. O ‘remendo’ foi publicado em surdina do Diário Oficial nº 87, no dia 25 passado.



Desgaste
Para que esses aumentos sejam concedidos caberá a iniciativa de cada Chefe de Poder ou Instituição. O que significa afirmar que Moura já assume sabendo que haverá pressões para aumento de despesas nas contas correntes.



Cotados
Para a Secretaria de Licitações Moura arregimentou o técnico do Tribunal de Contas (Márcio). Quem esteve preste a assumir a Educação foi o ex-reitor da Unir Ene Glória que, contatado, foi colocado na geladeira pelo PMDB. Apesar de ostentar um currículo acadêmico vistoso, Glória não possui a mobilidade política e administrativa que o cargo requer. a Secretaria de Esportes o o Detran tem sido alvo dos pedetistas, mas podem ficar sem as duas pastas. A primeira pode ir para o PCdoB e, a segunda, é disputado por todos os partidos, inclusive parlamentares.



Forçando
O deputado estadual Amauri Santos está forçando a barra para que Moura convoque um deputado estadual do PMDB para o primeiro escalão, abrindo uma vaga para o primeiro suplente da legenda. Que vem a ser: Rafael Santos, seu rebento. O único parlamentar peemedebista que se dispõe a abrir a vaga para o filho de Amauri é Zequinha Araújo. O problema é que Zequinha pede licença para assumir a pasta da Ação Social que, por sua vez, está reservada para a irmã do governador.



Roupa suja
Os petistas agendaram uma reunião para a próxima sexta-feira, ocasião em que vão colocar em pauta a avaliação das eleições estaduais e os responsáveis pela derrota. Uma fonte revelou à coluna que também será incluída na pauta a prestação de contas.



Acusação
Segundo a fonte petista, recursos ainda não foram totalmente contabilizados na prestação interna dos gastos. Há a suspeita de que um repasse substancial não tenha sido utilizado para os fins destinados e acusam dois ‘capas pretas’ do partido pelo malfeito.



Serpentário
Petistas graduados não escondem a briga interna que se instalou entre os grupos liderados pela senadora Fátima Cleide e pelo prefeito Roberto Sobrinho. Ouvindo um e outro membro dos grupos chega-se à conclusão de que o ambiente de hostilidades petistas está à beira do transbordamento. O que causará estragos irremediáveis.



Indicação
Alheio as brigas internas do PT rondoniense, o deputado federal Eduardo Valverde articula sua indicação para ocupar uma das diretorias da Eletronorte. A articulação conta, inclusive, com o apoio dos senadores Valdir Raupp (PMDB) e Acir Gurgacz (PDT). Ao que tudo indica, a nomeação é tida como favas contadas.



Intervindo
Os petistas também querem que o Presidente Lula nomeie para as vagas destinadas à OAB no Tribunal Regional Eleitoral os advogados Sidnei Duarte e Ricardo Amaral, nomes que constam nas listas para vaga de juiz eleitoral.



Barricada
O PT vai lutar com todas as possibilidades para que o TRE casse o mandato do senador eleito Ivo K-Sol (PP). Há processos de investigação sobre os supostos malfeitos praticados pelo então candidato ‘pepista’ durante o processo eleitoral. As barricadas estão armadas e os petistas avisam abertamente por aí que K-Sol perde a vaga no tapetão para Fátima Cleide.



Carne de pescoço
Pode ser que os petistas tenham sucesso na empreitada, mas K-Sol é carne de pescoço para ser degustado facilmente e tem vencido todas as pendengas jurídicas enfrentadas. Pensar que ele não vai reagir às barricadas é ilusão.


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia