Regionais : Painel político com Alan Alex
Enviado por alexandre em 01/12/2010 10:02:15




Pressionando

O Partido dos Trabalhadores vem pressionando para conseguir indicar os dois juízes eleitorais para o Tribunal Regional Eleitoral. Um dos candidatos apadrinhados pela legenda já foi juiz de Direito em Rondônia e resolveu pedir demissão porque não teve seu pedido atendido pela presidência do Tribunal de Justiça. Quase dois anos depois pediu para voltar à função, o que foi negado por unanimidade pelo Pleno do TJ. Claro que esse episódio deve ser levado em consideração pela Agencia Brasileira de Inteligência - ABIN - responsável pela investigação social dos candidatos listados.

Falando em TJ

Um caso envolvendo a imprensa e dois homosexuais foi julgado pelo Pleno do Tribunal de Justiça esta semana. O caso é relativamente simples. Um site de notícias publicou uma matéria enviada pela assessoria de imprensa da Polícia Civil relatando que um homem teria tentado suicídio após ter sido abandonado por seu companheiro. A empresa perdeu em primeiro instância e a decisão foi mantida pelo Pleno com voto divergente.

A defesa

Argumentou que atualmente muito se discute o respeito a opção sexual e o direito à igualdade e que não havia problema algum no fato noticiado. Os magistrados que votaram contrários a essa tese argumentaram que "a notícia tirou os homens do armário". Vai entender. O noticioso vai recorrer.

Companheirada

A Organização Não Governamental Raiz Nativa, que foi contratada "com urgência" para reflorestar Porto Velho ao custo de pouco mais de meio milhão de reais tem sua diretoria ligada ao PT de Rondônia. O presidente da ONG, Elias Correia, que foi chefe de gabinete de deputados do PT e coordenou a campanha do prefeito petista Padre Franco, em Cacoal. Como se vê, a companheirada não perde uma oportunidade de "dar uma forcinha" aos amigos.

Apressando

Tão logo a história das tais mudas vieram à público, a tal Raiz Nativa se apressou em enviar um release as redações façlando sobre o tal projeto "Porto Velho Mais Verde", que teve início, segundo a nota, ano passado.

Inutilidade

Para que serve mesmo a Câmara de Vereadores de Porto Velho que não consegue fiscalizar absolutamente nada nesta cidade? O que se vê é um festival de papo-furado naquela Casa. Até mesmo a chamada "oposição" está silenciada. Por onde andam os vereadores Ellis Regina, Jaime Gazola, Mariana Carvalho, Eduardo da Milla e Marcelo Reis? Reis, diga-se de passagem, fala demais na TV e na vida real fica mudo.

Abunã

A prefeitura, para variar, iniciou duas obras na Avenida Abunã e largou o serviço pela metade. Comerciantes e motoristas se vêem obrigados a transitar em dois trechos que estão cheios de barro. Quando faz sol é poeira e quando chove é lama. Impressionante como não conseguem começar um serviço e concluir, se não largar pela metade não é obra dessa gestão.

No circuito

Alexandre Brito vem correndo por fora tentando emplacar seu nome como secretário de Saúde no governo de Confúcio Moura. Alguém deve ter iludido o deputado, que deixa a Assembleia em fevereiro após uma estrondosa derrota nas últimas eleições. Brito, que tem negócios com o atual governo, pretende não só ser secretário de saúde como também manter a venda de oxigênio para hospitais da rede pública e se possivel arrastar para a Ameron, todos os servidores do Estado. O projeto é ambicioso e conta com o apoio do carrasco dos demitidos José Batista.

Dobradinha

Dessa forma, Batista e Alexandre Brito pretendem obter uma gorda fatia na administração Confúcio Moura. O problema é que o nome de Brito não encontra apoio em nenhum segmento, nem mesmo perante a classe médica e muito menos junto à população, que o rejeitou nas urnas. De qualquer forma, é bom Confúcio abrir bem os olhos com essa dupla.

Paroca

Na coluna de sexta-feira, 26, informamos erroneamente o endereço do novo restaurante Paroca. Na verdade ele está situado na Avenida João Goulart, 2593, entre as ruas Herbeert de Azevedo e Benjamin Constant, bairro São Cristovão. A inauguração é na sexta-feira, 03, a partir das 11 horas. Quem ainda não passou por lá, vale a conferida.

Sem noção

Amaury das Muletas deve estar com algum problema de memória. Ele acusou o governo do Estado de estar realizando pagamentos irregulares no apagar das luzes, promovendo o que ele chamou de "uma verdadeira farra". Considerado um craque em desvios de recursos públicos, conforme várias ações penais e cíveis de improbidade administrativa que correm contra ele no Poder Judiciário, Amauri dos Muletas coleciona condenações e acusações de crimes que vão de fraude em licitação a roubo de dinheiro destinado à área de Saúde no município de Jaru, cidade onde ele foi prefeito.

Na verdade

Amaury está doido para cavar uma "boquinha" junto ao novo governo.

Essa bravata

Do quase ex-deputado também tem outro motivo, ele quer emplacar seu filho, Rafael na Assembleia. O rapaz é suplente do deputado eleito Zequinha Araújo, que declarou só liberar a cadeira se assumir a pasta da Ação Social no governo de Confúcio.

De Vilhena

Chegam informações sobre Júlio Olívar, cotado por Confúcio para assumir a secretaria de Cultura Esporte e Turismo. De acordo com conhecedores da política local, o rapaz não teria um curriculo tão completo assim para assumir a função.

Sobre Confúcio

Ou Confúcio Moura é muito ingênuo ou é demagogo demais. Por todos os lados surgem velhas raposas acostumadas a sobreviver saqueando cofres públicos que afirmam estarem "com negócios engatados" no novo governo. Se for ingenuidade, é bom o governador eleito abrir os olhos e realmente "limpar" sua equipe e extirpar alguns elementos que o cercam. Se for demagogia vai ficar feio para ele quando começarem a pipocar denúncias de corrupção em seu governo. Como diria o capeta, "de boas intenções o inferno está cheio".

Cutucando

A onça com vara curta. Foi isso que fez Confúcio Moura em seu blog ao chamar o senador eleito Ivo Cassol de "corneteiro do quartel", ao avaliar o jeito de administrar do ex-governador. Confúcio disse ainda no texto intitulado "Governo K" que "Quem o vê falar dos seus feitos nas estradas, no decantado cascalhamento de todas elas, pode até penar num feito extraordinário. Somados as vicinais de Machadinho do Oeste ede Governador Jorge Teixeira, apenas dois pequenos municípios, tem igual dimensão da quilometragem das estradas estaduais. Cerca de 5000 quilômetros. Os muncípios pelejam e fazerm o dever de casa, sem nenhuma divulgação fantástica". (Os erros de digitação foram mantidos conforme o original).

E continua

"Li as declarações do K no balanço de 2003, nos jornais do dia 31 de dezembro. Apenas, generalidades, expressões vagas, nada sem eixo e nexo. É o que chamo de Governo imprevisível". Confúcio declarou ter escrito esse texto, que ele chama de "profecia" ainda em 2004. O porque da republicação, ele não explica. De qualquer forma, o governador eleito está mexendo com quem está quieto e a resposta deve vir, bem ao estilo Cassol.

Ji-Paraná

Vereadores estão "desaparecendo" após a divulgação pela coluna da importância dos edis no julgamento das contas de Acir Gurgacz pela Câmara. Eles temem perder o apoio do grupo Cascavel, que costuma apoiar diversas campanhas, caso reprovem as contas de Acir Gurgacz que foram duas vezes reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Caso tenha as contas rejeitadas pela Câmara, Gurgacz ficaria inelegível até 2018.

Tratamento experimental

Uma técnica de terapia genética criada para melhorar problemas de memória associados ao Mal de Alzheimer foi testada com sucesso em ratos, dizem cientistas americanos. Os especialistas usaram a técnica para aumentar níveis de uma substância química que auxilia a comunicação entre células do cérebro, explica um artigo publicado na revista científica Nature. Esse processo de envio de sinais entre as células é prejudicado em pacientes com o Mal de Alzheimer. Segundo a entidade britânica Alzheimer's Research Trust, que fomenta pesquisas sobre a doença, o novo estudo acrescenta uma peça importante ao conhecimento que se tem sobre a sobre a doença e sugere novas rotas de pesquisa. Com o aumento na expectativa de vida da população de muitos países do planeta, a incidência do Mal de Alzheimer e de outras formas de demência deve crescer. Pesquisadores britânicos disseram que o estudo, embora interessante, não oferece uma resposta rápida para pacientes com Alzheimer. Rebecca Wood, diretora do Alzheimer's Research Trust, disse que o cérebro humano é complexo, e entender como ele funciona e como é danificado por doenças como o Mal de Alzheimer é uma tarefa gigantesca. O estudo "indica uma forma de fazer com que as células nervosas do cérebro continuem se comunicando, o que é vital para o pensamento e a memória". Mas ela acrescentou: "Não sabemos ainda se essas descobertas vão levar a um novo tratamento para o Mal de Alzheimer - isso ainda vai demorar".

Contatos

Painel Político no MSN – painelpolitico@hotmail.com . Você também pode enviar e-mails para a coluna usando esse endereço. Atendimento aos leitores entre as 14 e 19 horas (on-line nesse período). Basta nos adicionar que poderemos trocar ideias nesse horário. Ou ainda pelo telefone (69) 9907-0701ou pelo Skype painelpolitico. Também no Twitter @painelpolitico

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia