Regionais : Estádio e Centro de Eventos de Rondônia “Terceiro milênio”
Enviado por alexandre em 11/05/2010 00:48:35



Estádio e Centro de Eventos de Rondônia “Terceiro milênio”

O Estádio e Centro de Eventos de Rondônia “Terceiro Milênio” foi concebido pelo professor Augusto (Mário) Boccara, doutor em Economia e Mestre em Arquititetura e Urbanismo da Société Académique Des Arts, Sciences et Lettres e da Academie Française Médaille de Vermeil 2008, para atender às condições ambientais específicas da cidade de Porto Velho, a saber, a cobertura total excede generosamente a área ocupada pela arena e as arquibancadas, o que lhe permite seu uso independentemente das mais duras inclemências do tempo; o excesso de luminosidade ambiental é controlado através da cobertura, formada por duas camadas de vidro, colado entre si por um manto plástico flexível e intermediado por coletores de energia solar (células de selênio); as faltas de luminosidade, diurna e noturna, são corrigidas por meio de projetores que fazem uso da energia solar acumulada; a forma dada à cobertura é a inversa da natural de deformação de uma placa circular apoiada em 4 pontos, com o que se obtém a maior resistência com a menor quantidade de material; a técnica de apoio empregada é de Calatrava (Santiago), por ele desenvolvida em pontes, que permite vãos nunca antes atingidos na construção civil. Isto o torna um dos poucos estádios cobertos do planeta Terra, e o que menos apoios terá; a placa de cobertura oferece pequena resistência aos ventos (esforços predominantemente horizontais e turbulências); as colunas cilíndricas de apoio captam as águas pluviais, que recebem vários usos: diminuição da temperatura sob a cobertura, borrifando água por dispersão; acionamento de um sistema de combate a incêndio, parcial e total; irrigação das áreas verdes; lavagem da cobertura e geral do empreendimento. Seu peso próprio e o da água contida colaboram com a estabilidade do sistema estrutural; o sistema construtivo permite que a cobertura seja erguida com rapidez e facilidade empregando a técnica de Bini (Dante) e realizada as obras de conclusão do empreendimento “in loco”, sob coberto. Assim poderão ser respeitados os cronogramas, reduzidos os custos e melhorada a qualidade da construção e sua concepção é de um imponente marco esférico de entrada, contendo o sistema administrativo do complexo, fixará a imagem do empreendimento. O acesso se dará por uma porta localizada, do mapa-múndi, na posição ocupada pelo Estado de Rondônia. Trata-se de um gigantesco vitral policromado flutuando visualmente sobre um espelho de água que o reflete.
Características básicas do projeto
A capacidade do novo estádio será de 40 mil pessoas, sendo 35.000 assentos normais e 5.000 assentos para autoridades, imprensa e portadores de necessidades especiais, assim distribuídos (com possibilidade de remanejamentos parciais): Camarotes, com 1.000 lugares; Imprensa com 200 lugares; Business Seats, com 1.100 lugares; Tribuna de Honra (VVIP), com 100 lugares; Camarotes (VIP), com 1.500 lugares; Business Seats (VIP), com 220 lugares;Portadores de necessidades especiais, com até 900 lugares.
O campo de jogo de Futebol medirá 105 m x 68 m aproximada-mente. Os restaurantes serão 40 para público; 2 para a mídia; 4 para Vips e 2 bares. Centros de treinamento: serão previstos 4, aproximadamente;Os postos médicos serão 2, destinados ao pré-atendimento, 1 unidade clínica e 1 sala de primeiro socorros. As cabines de imprensa serão 3 salas para entrevistas flash, 1 auditório com capacidade para 100 pessoas e 1 estar, com 600m².O sistema de sonorização, comunicação pública e placar, dentro e fora do Estádio, possuirão sistema de regulagem de volume semi-automático, que será capaz de enviar mensagens exclusivas aos setores individuais de hospitalidade e aos assentos restritos. Também serão utilizados diversos placares grandes, e muitos pequenos, de comunicação eletrônica. A iluminação pública (interna e externa), a partir de energia solar acumulada, incorporará os conceitos de eficiência, raios laser e holografia, permitindo eventos com todo tipo de proposta luminotécnica. Um auditório, funcionando como sala de entrevistas, terá acesso direto à área dos vestiários.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia