Juíza solicita Casa abrigo e reativação do “Programa O Caráter Conta” para Cacoal
A Juíza da 1ª Vara Cível da Comarca de Cacoal, Euma Mendonça Tourinho, durante entrevista exclusiva ao site rondoniainfoco, falou nesta sexta, 07 de maio, sobre a importância da instalação de uma Casa abrigo para atender mulheres vítimas de violência e a reativação do Programa “O Cárater Conta”, idealizado pela magistrada e implantado, no de 2007, na gestão da ex-prefeita Sueli Aragão no município de Cacoal.
O Programa “O Caráter Conta”, desenvolvido pelo Instituto de Ética Josephson, é trabalhado em inúmeras escolas americanas, nos centros de detenção juvenil nos EUA e em alguns países da América central. No ano de 2006, foi selecionado um juiz (a) de cada Estado para participar da delegação que foi aos EUA por meio de intercâmbio com a Universidade da Virgínia. O objetivo da visita foi para que os juízes, nos diferentes estados brasileiros, pudessem iniciar trabalhos para recuperação de jovens infratores e desenvolver trabalhos preventivos nas escolas.
Programa “O Caráter Conta” no Brasil
A implantação do programa “O Caráter Conta” no Brasil teve início, no ano de 2004, em Joinville/SC. Atualmente 90% das escolas públicas já estão trabalhando com o programa “O Caráter Conta”. Entre escolas municipais e estaduais, no total de 136 escolas, 101.300 alunos foram contemplados. Os números de melhoria no desempenho dos alunos envolvidos no programa foram surpreendentes.
Programa “O Caráter Conta” em Rondônia
O programa chegou ao estado de Rondônia, na cidade de Cacoal, por intermédio da juíza de direito Euma Tourinho com o apoio da ex-prefeita Sueli Aragão. O programa serve como eixo norteador dos programas desenvolvidos pelas escolas. Possibilita a construção de uma cultura de paz como projeto de vida, demonstrando sua relevância preventiva aos problemas de violência manifestados dentro das escolas. A extensão do programa para outras escolas municipais é amparada pela Lei nº. 2.237/PMC/2007.
Parceria
Este programa viabiliza a formação de novos cidadãos dentro dos seis pilares que compõe o programa o Caráter Conta. A parceria do poderes, executivo e judiciário, contempla as crianças dentro dos princípios da sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, zelo e cidadania, envolvendo as escolas da rede pública municipal.
Para a magistrada, novos projetos que aprimorem a educação municipal, fortalecem a formação de cidadãos com princípios éticos e morais e melhora, também, os aspectos dos educadores envolvidos no programa.
Casa abrigo
A ideia de se criar uma casa abrigo surgiu da constatação de que existe um aumento considerável de casos de violência sobre as mulheres no munícipio. “Com a criação da casa, as mulheres, vítimas de violência doméstica, terão um local adequado para suportar os momentos de tristeza e se reeguer para uma vida digna, justa e humana” destacou a juíza.
De acordo com a magistrada, após uma reunião com o prefeito Franco Vialetto, vice-prefeita Raquel de Carvalho, secretária de ação social e trabalho, Bela Borghi e o secretário de educação, Olinto Ferreira Júnior, ficou acordado de que o Programa Cárater Conta, criado na Escola Maria do Socorro, como projeto piloto, será estendido às demais escolas municipais, e que será dado início a elaboração de estudos e projetos para implantação da Casa Abrigo de Cacoal.
Tanto o prefeito, como a vice-prefeita e os secretários agradeceram à intenção da magistrada, ressaltando total apoio nestes projetos relevantes para sociedade cacoalense.
Autor: Paulo Henrique Silva
Fonte: Site Rondoniainfoco.
|