Regionais : Comandante da PM preside solenidade de entrega de Espadim
Enviado por alexandre em 15/12/2010 16:24:34



A solenidade aconteceu na manhã de hoje no pátio de formaturas da DE – Diretoria de Ensino da Polícia Militar de Rondônia, em Porto Velho e foi presidida pela coronel PM Angelina dos Santos Correia Ramires, Comandante Geral da Corporação. Os 53 alunos do Curso de Formação de Oficiais receberam o espadim, símbolo que representa o ingresso na vida acadêmica Policial Militar por parte do aluno.

Para a coronel PM Angelina, a solenidade é inédita na Polícia Militar do Estado de Rondônia, “a entrega do Espadim Tiradentes tem em sua beleza e significado a evocação dos valores, ética e compromisso do futuro Oficial PM”. Ela afirmou que ao assumir o Comando da Polícia Militar tinha a consciência de que a melhoria do serviço prestado pela Corporação, a modernização da instituição e sua preparação para atender as exigências hodiernas da sociedade estavam condicionados a sua capacidade de melhor formar, capacitar e qualificar seus integrantes.



Como era



Para ingresso no oficialato da Polícia Militar de Rondônia, dependia da oferta de vagas por alguma Academia de Polícia Militar de outro Estado, o que nem sempre atendia as necessidades da Corporação, disse a coronel PM Angelina, acrescentando que tínha o inconveniente de que o Oficial era formado de acordo com a realidade e doutrina do Estado que ofertava as vagas. “Conseguimos superar o grande desafio ao firmarmos parceria com a Universidade Federal de Rondônia, que acolheu nosso projeto e dividiu com a Corporação a responsabilidade da criação do Curso e formação dos alunos”.

Para ela a participação da UNIR eleva o conceito e qualidade do curso e nos tranquiliza quanto a capacitação dos futuros comandantes da Corporação. E na execução do projeto contamos com o profícuo trabalho da Coordenadoria de Recursos Humanos e da Diretoria de Ensino. Superados os obstáculos a Corporação dispõe hoje do ciclo completo de ensino policial militar: formação e aperfeiçoamento de seus Oficiais e Praças.



O espadim



O sabre Tiradentes é oriundo dos Czares Russos. Alexandre III, no comando do Exercito Russo e em comemoração a vitória sobre Varna, determinou a seu armeiro que fabricasse pequenas espadas para distribuí-las aos príncipes do Impero Russo, afim de que estes usassem até estarem aptos a exercer a função de comando, quando trocariam pelas espadas com monogragras, inscrições ou brasoes incrustados ou gravados na sua guarda aberta, sendo estas o verdadeiro símbolo do comando.

A primeira solenidade de entrega dos espadins foi realizada no dia 15 de novembro de 1956 no Rio de Janeiro, por ocasião da declaração da turma de aspirantes, presidente Juscelino Kubitschek a que foi ofertado o espadim número um.

O espadim ou sabre de Tiradentes, constituído pela união harmônica do aço, ouro e do marfim é conferido ao aluno a oficial da Polícia Militar de Rondônia como símbolo da autoridade, da honra e da dignidade, em referencia e culto a memória do Martir da Inconfidência mineira, Alferes da tropa de cavalaria de Minas, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, Patrono das Polícias Brasileiras.



Primeiro



A coronel PM Angelina fez a entrega do espadim ao aluno oficial PM Lucas de Tarso Savino Nogueira, 1º colocado no concurso público para o Curso de Bacharel em Segurança Pública – Curso de Formação de Oficial PM – CFO.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia