Regionais : Palestra mostrou como ter pesquisas rápidas e baratas
Enviado por alexandre em 13/05/2010 00:30:19



Palestra mostrou como ter pesquisas rápidas e baratas

VIA WEB- Professor Henrique Freitas mostrou que até mesmo a internet pode ser utilizada para obter informações importantes para o processo decisório.

O professor Henrique Freitas, da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que chefia a equipe de Pesquisa do Grupo de Estudos sobre o Impacto da adoção de Novas Tecnologias de Informação, na última terça-feira, numa parceria entre a Fecomércio/RO, o Sebrae e a SPHINX Brasil-Soluções para a coleta e análise de dados, apresentou sua palestra “Novas Tecnologias para Dinamizar a Coleta e a Analise de Dados Quantitativos e Qualitativos” que versou sobre a importância da pesquisa para o processo decisório, a concepção de instrumentos e interfaces, análise de dados, estratos e filtros, pesquisa via web e relatórios dinâmicos.
Reiventando a ideia de pesquisa
A ideia central exposta pelo professor Freitas é a de que nas empresas as informações estão se tornando cada vez mais complexas e necessárias para respaldar os processos de tomada de decisões, no entanto, apesar do encurtamento existente dos prazos disponíveis para decisão, o que se observa é que, em especial as técnicas de obtenção e tratamento de dados não tem acompanhado isto por problemas diversos entre os quais o custo, a dispersão seja geográfica ou do trabalho. Neste sentido, como o processo tradicional de pesquisa é limitado, como resultado do trabalho de um grupo de pesquisa do qual participa nasceram os softwares Sphinx que são potentes ferramentas para apoiar o processo de pesquisa e análise de dados acadêmicos e gerenciais. Hoje esta ferramenta já figura entre uma das mais respeitadas do país por permitir a realização de análises quantitativas e qualitativas que possibilita a publicação de relatórios e de questionários de coleta via web. O Sphinx possibilita a exploração de diversas informações, sejam coletadas por pesquisas ou obtidas via ouvidoria, cadastros ou banco de dados proporcionando uma base dinâmica para a tomada de decisão e, por esta razão, tem sido adotada por grandes empresas, como a Petrobras, a Vale do Rio Doce, a Gol ou a Coca-Cola, mas, também por pequenas e médias empresas e até institutos de pesquisa e consultorias como o próprio Mercatto, Deloitte Touche Tohmatsu, Vox Populi, Instituto Data Alpha, Consumer Research e Methodus entre os mais de 1.500 clientes com mais de 5 mil licenças e 10 mil usuários.
A empresa
Como resultado do sucesso dos softwares Sphinx nasceu a empresa SPHINX Brasil que é dedicada a soluções de apoio à tomada de decisão. Representante exclusiva dos softwares Sphinx no Brasil atua em todo o território nacional e na América Latina desde 1995. A empresa surgiu de uma parceria acadêmica e empresarial entre pesquisadores do Brasil e da França e conta com uma equipe com formação em excelência entre os quais o próprio professor Henrique Freitas que tem doutorado em gestão na Université Pierre Mendès France, Grenoble 2 e pós-doutrado em Sistemas de Informação na University of Baltimore e pesquisador 1 do CNPq. Maiores informações para os interessados podem ser obtidas pelos sites www.quantiquali.com.br ou www.sphinxbrasil.com ou ainda pelo telefone (51) 3477.3610.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia