Regionais : Empresas melhoram embalagem em Rondônia
Enviado por alexandre em 17/12/2010 19:35:40




Mudanças ocorrem através de consultorias e palestras sobre a importância da apresentação dos produtos


Ariquemes - As agroindústrias de Ariquemes tiveram, em 2010, importante avanço no quesito embalagens de seus produtos no mercado. Superando grande deficiência no setor, conseguiram mudar a cultura de que produtos devem ser pensados antes dos invólucros que os embalam – o mercado de consumo baseia-se principalmente no caminho inverso.

Isso foi possível graças ao trabalho de consultoria realizado pelo Sebrae junto às micro e pequenas empresas do setor, propondo adequar tecnicamente suas embalagens, superando deficiências em envase, fechamento, logística etc., grandes empecilhos para as empresas alcançarem um mercado maior.

Os supermercado, por exemplo, não aceita embalagens que não mostram o produto ao consumidor, sem contar as garantias sanitárias dos produtos, o que deve estar em primeiro lugar.

“Pesquisamos sobre os ramos de atuação das agroindústrias – laticínios, despolpadores de frutos, granjas, café e horticultura”, disse o consultor Vicente Carvalho, da Carvalho Design & Comunicação. Segundo ele, “mostramos como a embalagem poder ser um benefício para as famílias que trabalham com essa atividade econômica há mais de 30 anos”.

Resultados

Foram redesenhadas todas as marcas das empresas e só depois foi pensada a nova embalagem.

As novas embalagens vieram com aspectos de mercado e o que há de mais atual no design de embalagem. Exemplo: para a agroindústria Doce Balz, que trabalha com doces caseiros, “foi usado o conceito dos doces do campo feitos pela vovó, algo que está muito em foco ultimamente no mercado de consumo”, exemplifica Carvalho.

Outra empresa que foi feito um trabalho estratégico é a Tropical Frutas, que por motivos judiciais mudou seu nome para Amazon Tropikal Frutos. Com isso, foi conversado muito com a administração sobre como seria esse novo visual da marca de polpas. “Foi feito algo ligado à Amazônia, outra marca importante.

Dentre outros casos que tiveram mudanças radicais no aspecto visual, o que certamente trará benefícios e as ajudará se inserir em mercados mais amplos, não só em Ariquemes.

Carvalho diz que “é sempre muito bom realizar um trabalho que trará benefício imediato para as empresas, pois é algo que elas nunca haviam feito antes – pensar sua marca como um todo e não apenas na produção do produto. Como sempre, aprendo muito com essas empresas, pois eram áreas novas pra mim e tive que estudar sobre elas e pesquisar sobre o mercado em que atuam para que o resultado não fosse fora da realidade”.

São parceiros na ação Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio de Ariquemes, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), Instituto Federal de Educação Rondônia.

Segundo a secretária de Agricultura, Mary Teresinha Braganhol, a ação foi planejada e executada face às dificuldades das agroindústrias garantirem aos consumidores, cada vez mais exigentes, não apenas em qualidade mas também em apresentação. “Sentimos a necessidade de dar esse incentivo às agroindústrias recursos para tornar seus produtos mais atrativos e também mais seguro, com as informações necessárias”.





Autor: Sebrae

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia