Regionais : Confúcio quer incentivar a fofoca em Rondônia
Enviado por alexandre em 19/12/2010 13:39:05



Da redação do TUDORONDONIA

Em três textos postados em seu blog na manhã deste domingo, o governador eleito de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), adiantou que estreará um blog novo para dar espaço, entre outros temas, às...fofocas. "Colocar um link para um verdadeiro painel de fofocas. Aí sim está a essência da vida. A fofoca é uma doença incurável do homem. Todo mundo tem o seu lado fofoqueiro. Uns mais e outros menos. Tudo isto é a egocentria", escreveu Confúcio no blog.

Em outro post, o governador eleito fala, genericamente, em melhorar a qualidade da educação. Para isso, segundo Confúcio Moura, não há segredo algum. "Comece pelo professor. E pronto. Só e somente só, através do professor é que se pode melhorar a educação. Depois dele, vem o resto". Mais detalhes sobre seus planos para melhorar a educação valorizando o professor o governador não deu. "Não dá para num singelo "post" de idéias, dissecar tudo que se pode fazer pelo professor, que é muito, tudo enfim para que este soldado dentro do exército possa lutar e vencer neste país o grande inimigo - a ignorância", escreveu.

No terceiro texto, Confúcio adianta que pretende acabar com com os núcleos de recursos humanos de cada secretaria e centralizá-los todos na Secretaria de Administração. O mesmo pretende fazer com os setores de compras/licitações.

Procurando mostrar que já digeriu as críticas feitas a ele, durante a campanha eleitoral pelo site governista Rondoniagora, que utilizou, inclusive, trechos de um de seus livros contra ele próprio, Confúcio escreveu: "Quando eu escrevo, por minha natureza crio polêmica. Faço isto sem esperar que seja polêmico, mas, termina sendo. Eu aprendi ser assim. Na campanha passada, a oposição pegou um livro meu, o CALEIDOSCÓPIO e tirou dele alguns parágrafos e denotou na rua a minha loucura. Achei o máximo. Fiquei sabendo que vendi todos os livros. Eu memo só tenho um (sic)".

CONFIRA A ÍNTEGRA DOS TEXTOS POSTADOS PELO GOVERNADOR ELEITO EM SEU BLOG NESTE DOMINGO

HOJE É DOMINGO, DIA DA LEVEZA Daqui mais alguns dias, virá um blog novo. Este que está aqui vem mudando com o tempo. O outro havia espaço para artigos, ensaios, diários, crônicas e recados. Este aqui está meio platafórmico. Tipo um mural. A coisa deve ser "meio tudo". Aí sim, com o novo, espero que possa colocar o meu pensamento diverso. Porque na cabeça não há somente uma linha de pensamento.

Quando eu escrevo, por minha natureza crio polêmica. Faço isto sem esperar que seja polêmico, mas, termina sendo. Eu aprendi ser assim. Na campanha passada, a oposição pegou um livro meu, o CALEIDOSCÓPIO e tirou dele alguns parágrafos e denotou na rua a minha loucura. Achei o máximo. Fiquei sabendo que vendi todos os livros. Eu memo só tenho um.

A polêmica é maravilhosa. Eu tenho comigo, ao longo da vida, de sempre colocar pessoas bem diferentes juntas. Até mesmo antagônicas. A melhorar controladoria que existe é o companheiro próximo. Um olhando o outro. Um vigiando o outro. Com o tempo eles passam a contribuir.

Voltando ao blog, quero por nele poesia, opiniões diversas de pessoas, trechos de respostas, um relicário do meu dia de serviço. Fotos. As fotos encantam. As pessoas gostam de se ver. Gostam de olhar no espelho. Colocar um link para um verdadeiro painel de fofocas. Aí sim está a essência da vida. A fofoca é uma doença incurável do homem. Todo mundo tem o seu lado fofoqueiro. Uns mais e outros menos. Tudo isto é a egocentria.

Agora meu irmão, saia de casa, vá ao mercado, feira, rua, parentes. Vá neste domingo, por aí, e fofoque muito, abrace muito, coma pastel, pamonha, doce de leite, sorria com os amigos e aí sim a vida se justifica.
Postado por Blog do Confúcio Aires Moura às 05:56

O SEGREDO DA EDUCAÇÃO Como começar um governo que deseja melhorar a qualidade da educação?

Não há segredo nenhum - comece pelo professor. E pronto. Só e somente só, através do professor é que se pode melhorar a educação. Depois dele, vem o resto.

E este resto é também muito - o foco no aluno, as metas, o desempenho e as avaliações. O papel aceita tudo. O pensamento vai saindo da cabeça, movem os dedos, o computador executa e registra na tela o que se idealiza, mas, o caminho é longo e necessita de criar os processos, as interligações, as conexões, os meios, caminhos para que o Estado possa agir.

Porque o Estado é lerdo. De certa forma preguiçoso, indiferente, insensível, impessoal. Em resumo - devem ser criadas regras. Porque um Estado sem regras ele não existe. Sem regras claras o que se tem é o caos. Cada um seguindo a sua própria regra, com o tempo ela passa a parecer verdadeira e como são muitas, nada funciona.

O céu é o Estado da ordem.

Para melhorar a educação - vamos colocar no epicentro de tudo, o grande agente da transformação, o professor e todo o seu sistema planetário de apoio. Não dá para num singelo "post" de idéias, dissecar tudo que se pode fazer pelo professor, que é muito, tudo enfim para que este soldado dentro do exército possa lutar e vencer neste país o grande inimigo - a ignorância.
Postado por Blog do Confúcio Aires Moura às 05:46 0

QUEM TEM RECURSOS HUMANOS QUALIFICADOS MOVE O MUNDO Este é o segredo de tudo. Gente capaz. E tudo vai se modificando quando se junta no mesmo ambiente gente para conversar e pensar. Eu vejo que num governo não se pode ter ilhas de excelências. Pequenos núcleos dispersos na mesma geografia. Se assim ficarem, tem-se um falso governo. Ele existe, mas, não governa, não age, não dispara, não acontece.

Porque se tem um governo disperso. Com pequenos donos de seus pedaços. Agem sozinhos. Apossam-se de um conhecimento público como se fosse privado, como se fosse pessoal, o que não é verdade. Então, para se ter bons resultados deveremos juntar estes redutos isolados num mesmo ambiente. Porque assim acontecendo há uma tendência natural a se ter uma resultando muito maior, que seja a somação de forças. Isoladas serão forças que se anulam.

É por isto que vou juntar o povo. Aréa de tecnologia da informação do governo é do governo, deve se agrupar para render, juntar os trapos, juntar as máquinas, juntar o pensamento. Enfim, tudo.

Tem núcleos de RH em todas as secretarias. Não concordo. Devem desaparecer para se juntarem todos na secretaria de administração, diferente, com uma nova configuração do que seja recursos humanos aptos e felizes. RH produtivo na sua concepção de que gente é um reservatório de emoção e sentimento.

Outro lado do governo - compras, negócios públicos, aos frangalhos. Absurdo. Juntar tudo no mesmo órgão, para se possa construir uma nova concepção de governo, do seu papel, de forma tal que cada um fiscaliza o outro. Ambiente aberto, flexível, limpo, bonito, agradável com mesas para que todos possam conversar de quando em vez. As pessoas tem necessidade de conversarem, de discutirem, de trocarem confidêrncias, se não houver "os pontos de encontros" o pessoal termina encontrando-se no banheiro, debaixo das árvores, nos bancos do lado de fora.

Quem tem recursos humanos preparados faz imensa diferença e posso afirmar - faz a revolução.
Postado por Blog do Confúcio Aires Moura às 05:34

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia