Brasil : Hipocrisia
Enviado por alexandre em 21/12/2010 11:45:19



Deputado Moreira Mendes brinca com a cara do povo ao justificar o aumento de salário

Moreira Mendes (PPS-RO):
“Senhor presidente, senhoras e senhores deputados, quando me dirigia aqui para este plenário, vindo da minha casa com o rádio sintonizado na Rádio Câmara, ouvi manifestações de alguns colegas. Sinceramente, nem me preocupei em saber o nome deles.

Mas um deles me deixou profundamente constrangido, porque, ao emitir a sua opinião, generalizou no tocante à remuneração dos parlamentares.

Acho isso uma hipocrisia. O parlamentar merece receber o que é justo. É um funcionário público com tanta responsabilidade quanto o presidente da República, quanto o vice-presidente da República, quanto aos ministros de Estado, quanto aos ilustres ministros dos tribunais superiores. E este parlamentar — que, repito, não sei quem é — generalizou, ao dizer que deputados não precisam de salário porque recebem mensalão.

Eu não recebo mensalão e não admito esse tipo de afirmação. Aquele que aqui se manifestou dessa maneira que venha à tribuna e dê nome aos bois. Eu não aceito essa pecha.

Estou aqui trabalhando dignamente e levantando, sempre que posso, a dignidade deste Parlamento. Isso aqui é a voz do povo. Às vezes, somos desmoralizados lá fora, porque dentro desta Casa, senhor presidente, senhoras e senhores deputados, são os próprios parlamentares, nossos colegas, que começam a denegrir a imagem dos deputados e senadores do Congresso Nacional.

Isso precisa acabar. É preciso ter respeito pelas pessoas de bem que aqui estão. E eu posso garantir, Sr. presidente, que são em maioria.
Portanto, começo esta minha manifestação dizendo que não aceito isso.
Faço um desafio a esse deputado — que eu não sei quem é: venha à tribuna dizer se o meu nome está incluído entre aqueles que recebem mensalão, porque eu não recebo.

Acho legítimo, acho justo, acho correto que tenhamos o direito de receber a mesma coisa que recebe o presidente da República, que é pouco, a mesma coisa que recebe um ministro do Supremo Tribunal Federal.

(...) Esse o desafio que quero fazer, Sr. presidente. Aliás, eu não poderia estar aqui, porque estava de licença médica, mas vim para votar com clareza a favor do aumento dos subsídios dos Deputados, que é justo, e eu não sou mensaleiro nem aceito essa pecha.
Muito obrigado.”

Fonte: congressoemfoco

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia