Qual o nome: Teatro municipal de Ouro Preto é o centro de uma briga política
O teatro municipal de Ouro Preto do Oeste obra inacaba que teve uma apresentação artística recentemente é o centro de uma briga política envolvendo as duas maiores lideranças do município. De um lado está o deputado eleito diplomado Carlos Magno (PP) e do outro o prefeito Alex Testoni (PTN) ambos não admitem publicamente a briga, mas a verdade é que nos bastidores as diferenças são reveladas.
O epicentro desta briga é o nome do Teatro que através de uma Lei do ano de 2004 tendo como autor da propositura o vereador Almir Barbosa (PT) foi aprovado e sancionado o nome do pai do deputado Carlos Magno o Senhor Evônio Ramos (in memória). Acontece que o prefeito Alex enviou um projeto para a Câmara no qual o Teatro passaria a se chamar Cristina Lago (atriz). No entanto uma Lei federal ainda da época da ditadura militar proíbe nomes de obras públicas de pessoas vivas.
Não contente com os fatos o prefeito Alex não se deu por vencido e através de uma rádio local anunciou que vai fazer uma consulta (só não explicou como e quando) para que o povo decida qual o nome que o Teatro deve ter após a conclusão da obra que vai entrar para historia como sendo a única obra que teve uma pré-inauguração, fato este que foi realizado para o prefeito agradar seus amigos empresários.
Bem para que tudo seja resolvido na base da legalidade seria prudente que o prefeito Alex Testoni espelhasse no exemplo da prefeitura de Santa Rita região metropolitana de João Pessoa , capital da Paraíba, lá o prefeito Marcus Odilon vai fazer uma votação através do site oficial da prefeitura para saber qual o nome escolhido para o Teatro que vai ser inaugurado com a obra 100% pronta. Só poderão ser mencionados nomes de intelectuais consagrados pela crítica literária brasileira e que tenham obras publicadas.
Feito isso tudo se resolve dentro da legalidade, mas não devemos esquecer que o Teatro tem que está com sua obra pronta e que o projeto original seja respeitado, já que o Ministério Público Federal – MPF deverá ser rigoroso quanto ao cumprimento do que está no projeto e logicamente o que será pago com o dinheiro do povo.
E para aqueles que insistem em falar que o nome é anfiteatro ai vai segundo o que diz Wikipédia Anfiteatros são arenas ovais ou circulares rodeadas de degraus a céu aberto. Na Roma antiga foram adaptados dos teatros gregos para servirem aos combates de gladiadores de animais selvagens e demais diversões públicas. Podiam ser até cheios d’água (alguns deles) para espetáculos de combates navais. O mais conhecido e maior deles é o Coliseu romano. Alguns anfiteatros, como o Coliseu romano e o Arena de Verona, podiam albergar até 40 000 pessoas.
Autor: Alexandre Araujo
Fonte: ouropretoonline.com
|