É normal que o tamanho do pênis não varie muito do estado flácido para o ereto? Segundo explica a sexóloga Carla Cecarelo, o pênis sempre aumenta com a ereção devido ao fluxo de sangue que o órgão recebe no momento da excitação. No entanto, a proporção com a qual o pênis aumenta varia de homem para homem.
“Em geral, o crescimento não é muito exorbitante e fica em torno de 3 a 4 cm”, diz. Entretanto, em alguns casos, o aumento pode ser menos expressivo – entre 2 e 3 cm – ou mais expressivo – de 5 a 6 cm.
“Isso depende da constituição do pênis, mas não diz nada sobre o desempenho sexual do homem. Tanto o pênis que cresce menos centímetros com a ereção quanto o que cresce mais são perfeitamente normais”, garante a especialista.
Dificuldade de ereção?
Ainda de acordo com Carla, a variação de tamanho entre o estado flácido e ereto não tem relação com dificuldades em ter ou manter a ereção. “O homem que tem o pênis maior precisa que mais sangue seja direcionado para o órgão para ter a ereção. No entanto, isso não significa que ele vá ter menos ereção, ou que não consiga ter duas seguidas”, diz a sexóloga.
Ela alerta que, em alguns casos, o homem ou a mulher pode pensar que o pênis não está completamente ereto porque está apontado para baixo. “O pênis maior é mais pesado, então ele não vai ficar apontado para cima como um menor. Mas não é falta de ereção, ele tem rigidez suficiente para penetrar”, afirma.