Regionais : Com presença de investigados Fachin toma posse
Enviado por alexandre em 16/06/2015 22:12:49

Com presença de investigados Fachin toma posse

Após dez meses com uma cadeira vazia, o STF (Supremo Tribunal Federal) retomou nesta terça-feira (16) sua formação completa, com a posse do advogado e professor Luiz Edson Fachin, 58.

Em tom protocolar, a cerimônia ocorreu sem discursos e durou 15 minutos. Como em anos anteriores, a presidente Dilma Rousseff não participou da solenidade.

Investigados na Corte por suposta participação em esquema de corrupção da Petrobras, os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) compareceram à posse do novo ministro.

Na composição da mesa, Calheiros ficou ao lado do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, alvo de promessas de retaliação da cúpula do Congresso contra sua candidatura para recondução ao cargo.

Ministros, governadores, senadores e deputados também prestigiaram o novo ministro do Supremo, além de outros nomes envolvidos na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, como a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.

Após a posse, Fachin afirmou que espera atuar com serenidade e firmeza para "cumprir com todos os compromissos da Constituição brasileira e com a esperança que a sociedade brasileira deposita na Justiça".

O novo ministro acrescentou que "todos os julgamentos desafiam o julgador" e disse esperar que o Supremo continue se firmando como um tribunal Constitucional e valorizando as cortes estaduais. "É fundamental prosseguir nessa caminhada que o supremo tem se postado de se afirmar como corte constitucional", afirmou.  (Da Folha de S.Paulo)

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia