Regionais : Colina Verde poderá ficar sem policiais após prefeita suspender pagamento de aluguel do quartel da PM
Enviado por alexandre em 24/07/2015 09:32:47

A população do distrito de Colina Verde, em Governador Jorge Teixeira, poderá ficar sem policiamento após a prefeita Cida do Nenê (PMDB), determinar a suspensão do pagamento do aluguel do prédio aonde funciona o destacamento militar da região há cinco anos.

Para justificar a decisão, a prefeita argumenta no Ofício n. 285/GP/2015 (veja o ofício abaixo) que tal medida se faz necessária em razão da necessidade de redução de despesas, otimização da gestão de investimentos, dentre outras. Cida do Nenê alega ainda que a Prefeitura paga o aluguel do prédio desde o ano de 2010 e que a segurança pública é obrigação do Governo do Estado.

A notícia da suspensão do pagamento do aluguel instantemente se disseminou entre a população do município, especialmente entre os moradores do distrito de Colina Verde, que estão frustrados com a real possiblidade de ficarem sem policiamento por causa da medida tomada pela administração Cida do Nenê. Durante todo o dia nossa reportagem recebeu ligações e mensagens via WhatsApp de moradores denunciando a situação.

Os moradores de Colina Verde há vários meses denunciam que o contingente de policiais a disposição é insuficiente para assegurar o policiamento da grande região, e reclamam ainda do abandono e da falta de serviços públicos básicos, como por exemplo, limpeza das ruas, precariedade das estradas, falta de ambulância e de materiais de emergência médica no Posto de Saúde local.

A medida da prefeita, para muitos moradores, seria mais uma prova da indiferença que a gestora tem com a população da região.

Dentre as desculpas alegadas pela prefeita Cida do Nenê para suspender o pagamento do aluguel, chama a atenção o fato dela alegar dificuldades financeiras e otimização da gestão de investimentos. Na mesma data em que o Ofício foi emitido, em 20 de julho de 2015, o Diário Oficial dos Municípios traz em sua página 17, o aviso de uma licitação para a contratação de uma banda musical para animar a festa do aniversário de 15 anos do distrito no valor de R$ 14.565,66. A dificuldade financeira que a Prefeitura enfrenta também não impediu que a prefeita “otimizasse os investimentos da administração pública” e doasse R$ 20 mil para festas na região.

O fato da prefeita Cida do Nenê também alegar que a segurança pública é um dever do estado, apesar de ter fundamentação legal, também é outro contraponto, já que a Linha 623 pertence oficialmente ao município de Governador Jorge Teixeira e há vários anos que o Governo do Estado, através do DER, faz a recuperação da importante vicinal.

Tomados de surpresa com mais essa decisão da prefeita, vereadores de oposição já se mobilizam em conjunto com a comunidade colinense para irem ao Ministério Público e ao Comando da PM para buscarem uma alternativa que impeça uma eventual saída da PM do distrito.

Confira abaixo o Ofício enviado pela Prefeita ao Comando da PM de Colina Verde:


FONTE 463/RO


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia