Regionais : Oito meses de administração da prefeita Joselita Araújo com o fantasma da volta do prefeito afastado
Enviado por alexandre em 05/08/2015 20:05:44

Oito meses de administração da prefeita Joselita Araújo com o fantasma da volta do prefeito afastado


Neste próximo dia 08 a prefeita Joselita Araújo (PMDB) completa oito meses à frente do Executivo de Ouro Preto do Oeste, mas por todo este tempo sempre foi assombrada pelo fantasma da volta do prefeito Alex Testoni afastado; “que realmente poderia até ter voltado, já que não foi julgado culpado, depois de ter sofrido prisão pela Operação Ludus do Ministério Público de Rondônia, acusado pela pratica crimes de falsidade ideológica, uso de documentos falsos, peculato, fraude a licitação e outros”.  

Desde sua posse, a prefeita Joselita vem sendo bombardeada com duras e sistemáticas criticas de que o município parou, também pelos boatos espalhado de que o prefeito afastado teria até uma data específica para voltar.

Para dar uma explicação a estas acusações e aos boatos espalhados pelo o “grupo do quanto pior, melhor”, ela esteve no programa jornalístico da rádio Rondônia do radialista Willians Soares, com o tempo reduzido teve que resumir seu pronunciamento.

Na intenção de mostrar os trabalhos realizados nestes meses e as dificuldades encontradas para governar Ouro Preto do Oeste, a Prefeita solicitou a presença de nossa reportagem até seu gabinete para registrar.

Como prefeita interina, Joselita Araújo assumiu um executivo abalado, desacreditado, para piorar, em pleno inverno amazônico, as chuvas se prolongaram até o início de abril, os asfaltos antigos encheram de buracos e os novos não aguentaram, deterioraram com as primeiras chuvas, em pouco tempo a cidade já estava um caos, literalmente no buraco.

Para piorar ainda mais a prefeitura foi herdada com um furo de mais de 7 milhões de reais no orçamento, muito abaixo do nível necessário para se governar um município com dignidade.

Inteligentemente aproveitou a época chuvosa para montar sua equipe de trabalho, assim que a chuva deu uma trégua, foi iniciada a operação de tapa buraco com as 59 toneladas de lama asfáltica conseguida por emenda do deputado Marcelino Tenório (PRP) e apoio do governador Confúcio Moura (PMDB), foram feitas: Avenida Capitão Sílvio Gonçalves de Farias; Avenida Daniel Comboni; Avenida Jorge Teixeira; Rua Ana Nery; Rua José lenk; Rua Café Filho; Ruas Getúlio Vargas.

Depois desta operação de tapa buraco concluída, vem à segunda parte, todas estas ruas e avenidas receberão lama asfáltica ou recapeamento, conforme a sua necessidade, com previsão de conclusão até agosto/2015.

Estadas vicinais concluídas: Linha 08 da 81 “lado direito e esquerdo”; linha 12 da 81 “lado direito e esquerdo”; linha 16 da 81 “lado direito e esquerdo” e  linha 20 da 81 “lado direito e esquerdo”; nesta quarta-feira (5) deu iniciou a linha 04 da 81 que segue para a linha 37 chegando até a Pecuária.

Na terça-feira (04), a prefeita Joselita Araújo estava em Porto Velho assinando o recurso de Emenda Parlamentar do deputado Marcelino pelo FITHA (Fundo Infraestrutura de transporte e Habitação) no valor de R$ 574.000, para o conserto das linhas 203, 204, 205, 101 e travessão, no total de 158 quilômetros.

Ainda em na capital, a Prefeita se reunirá com Coronel Lioberto Ubirajara Caetano de Souza diretor-geral do DER (Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes) que concederá para nossa cidade tubos de aço galvanizado para substituir algumas pontes de madeira, além de cobrar do governador Confúcio que se comprometeu a construir três (3) pontes bate-estacas, uma na linha 12, outra na linha 101 “aquela foi queimada em protesto, alguns anos atrás”, a outra não foi divulgado o local.

Iluminação Pública: Foram trocadas todas as lâmpadas queimadas e reatores com problemas de todas as ruas e avenidas da cidade de Ouro preto Oeste e do Distrito de Rondominas, além de ter sido contratado um caminhão munck para as trocas de lâmpadas e outros, ainda, um caminhão prancha para o transporte de maquinas pesadas.

Equipamentos, almoxarifado: Foram compradas 10 novas roçadeiras para a limpeza do município; tem estocado: “70 lâminas de maquinas patrol, para reposição; 70 pneus com 70 câmaras de ar para variados veículos; chegou no dia 31/07, 59 volumes de EPI (Equipamento Individual para Braçal) com farda completa, incluindo de botas, capacetes, chapéus, luvas e aventais para soldadores”.

Viveiro: Foi determinada a compra imediata de todos os materiais necessários para a finalização e conclusão do viveiro, para iniciar o mais breve possível, as produções de mudas.

Saúde: Construção do PSF (Posto de Saúde da Família) COHAB, esta com as obras finalizadas aguardando apenas a vistoria de obras do DEOSP para a entrega; construção da UBS (Unidades Básicas de Saúde) do bairro Jd. Bandeirantes que está em fase de acabamento, com 95% concluída; ampliação do Centro de Saúde Ouro Preto, “o responsável sofreu um AVC e estava hospitalizado em Porto Velho, com as obras paradas vai ser preciso convocar a segunda colocada na licitação, caso não houver acordo, terá que ser feito uma nova licitação para o termino da obra”; ampliação do Centro Diferenciado do Distrito de Rondominas esta em execução tem a previsão de entrega em 90 dias.

-Materiais Pensos (ferramenta de trabalho para os profissionais de saúde) foram licitados, estão aguardando somente que as empresas vencedoras enviem a ATA assinada; teve agilidade nas compras emergenciais de medicamentos e filme de raio x, que já estão em estoque.

-Esta em procedimento licitatório de aquisição de veículos micro ônibus que atenderá a rede de saúde municipal, emenda parlamentar do deputado Marcelino, o projeto já se encontra na Secretaria de Saúde do Estado, para ser conveniado.

-Esta sendo adquirido através do consorcio, um Aparelho de Mamografia e outro de Raio X, solicitação da vereadora Cleide Almeida (PDT) ao senador Acir Gurgacz (PDT) que já fez o Projeto de emenda para a compra, além de todos os postos de saúde contar com equipamentos PA (Aparelho de Medir Pressão) e outros.

-A manutenção das ambulâncias e demais veículos que atendem a secretaria de saúde que é problema antigo, esta sendo solucionado; o município tem seis (6) ambulâncias, sendo que só três (3) estão em funcionamento, mas as outras estão sendo concertadas, uma (1) sofreu acidente esta sendo a consertada pela seguradora, uma (1) está em Porto velho na concessionária CITROEN sendo realizadas as devidas manutenções, “obs. Pelas às peças serem importadas, estão aguardando as mesmas virem da fabrica”, a outra esta no pátio do prédio do INCRA, foi cedida a SEMECE para que os mecânicos realizassem a manutenção.

-Foi concluída e instalada a Estação de Tratamento de Esgoto que já está totalmente em funcionamento, “quem não se lembra das constantes criticas que o executivo vinha sofrendo por conta de sistemáticos vazamentos de fossa hospitalar, que escoria poluindo igarapé causando fedentina no local”.

Médicos: Para atender o município foram contratados médicos especialistas em: Ortopedia, Pediatra, Obstetra e esta sendo contatando um Cardiologista; a saúde municipal hoje, conta com vinte cinco (25) médicos, sendo cinco (5) Obstetras; um (1) Cirurgião; dois (2) Anestesistas; um (1) Pediatra e dezesseis (16) clínicos gerais.

A prefeita Joselita Araújo ainda mencionou vários outros itens que foram feito durante sua gestão e outros que em breve serão entregue a população, ela também nos informou sobre o Morro Chico Mendes, que agora é chamado por “Monumento Natural Chico Mendes”, que em breve, os prédios existentes no local, sofrerão grandes reformas para abrigar o primeiro museu histórico de Ouro Preto do Oeste, através do empenho do Executivo, do Sr. Júlio Olivar (Superintendente da Cultura e Turismo) com apoio da promotora de Justiça Dra. Alba da Silva Lima.

Agora torcemos que o prefeito afastado, “eleito pelo povo”, tenha a hombridade de vir a público e dizer quais suas intenções em relação ao Executivo, para não deixar que o fantasma de sua volta continue atormente o município, além de que, a maior parte dos munícipes elegeu a ele como Prefeito, estes eleitores merecem no mínimo seu respeito e uma explicação louvável.

 

 

 

Por: Wellington Gomes
Mandatotransparente.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia