Regionais : Programa implantado por Confúcio inspira agricultores de Rolim de Moura
Enviado por alexandre em 20/05/2010 10:39:58



Programa implantado por Confúcio inspira agricultores de Rolim de Moura

Conhecido em todo o estado por ter sido um prefeito de visão empreendedora, Confúcio Moura, que é pré-candidato ao governo do estado (PMDB), esteve em Rolim de Moura, nesta segunda-feira, 17, a convite do diretório municipal do partido, ministrando uma palestra para presidentes de associações rurais e pequenos produtores sobre iniciativas exitosas de fortalecimento à agricultura familiar implementadas na sua gestão em Ariquemes.
Confúcio que esteve a frente da prefeitura de Ariquemes por cinco anos trouxe para administração municipal práticas de valorização profissional, que fortaleceram a economia do homem do campo.
Ariquemes conta hoje com 43 agroindústrias totalmente legalizadas, com produtos sendo vendidos nas grandes redes de supermercados, disputando espaço com marcas de renome nacional e ainda fornecendo produtos para a merenda escolar. Confúcio contou que para realizar seu sonho de ver nas prateleiras dos mercados a comercialização do produto regional, foi buscar em outros estados iniciativas que estavam dando certo e criou o Prove Ariquemes – Programa de Verticalização da Agricultura Familiar.
“Quando deputado federal, morando em Brasília e como grande curioso de boas iniciativas que sempre fui, vi o programa e gostei. A idéia estava em minha cabeça, Ariquemes tinha tudo para implantá-lo com sucesso. Ao assumir a prefeitura em 2005, trouxe à Rondônia o professor da Universidade de Brasília – UNB - João Luiz Homem de Carvalho, para introduzir no município as bases teóricas e os fundamentos do PROVE que trata da produção agroindustrial na pequena propriedade rural”, revelou.
Confúcio explicou ainda que o fundamento do programa é a produção de comida de qualidade. “Tudo é feito com a participação do agricultor. A prefeitura adquire e empresta os equipamentos industriais, destinando para a família rural ou para a associação a estruturação de um pequeno espaço, tudo dentro de normas exigidas pela vigilância sanitária. Em parceria com o Senar, a prefeitura dá ainda a capacitação, ensinando a passagem da fabricação amadora para a profissional. Daí em diante tudo dá certo”, explicou.
A prefeitura também, segundo Confúcio, incentiva a comercialização. Grande parte dos produtos é vendida para as escolas, através do programa Compra Direta. “A própria escola compra do produtor, no final do mês o pagamento é efetuado com garantia. Tudo dá certo, serve de modelo ao Estado”, enfatizou.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia