Carnaval – O desfile de escolas de samba que deveria ocorrer no final de semana em Porto Velho foi adiado. O argumento é que a prefeitura não conseguiu realizar a licitação para aluguel das arquibancadas para serem instaladas ao longo do percurso. A princípio o desfile das escolas deverá ser realizado na próxima semana. É o cúmulo da desorganização.
Polícia – A questão da falta de efetivo ostensivo-preventivo (policiais militares) nas ruas é uma realidade preocupante. A Polícia Militar tem problemas com contingente, viaturas, armamentos e equipamentos e a Polícia Civil, responsável pelo trabalho investigativo está em situação ainda mais deplorável, inclusive logístico. O deputado estadual Jesuíno Boabaid (PTdoB-PVH) vem alertando há tempo para a precariedade das nossas polícias. E a criminalidade cresce.
Ironia – É tragicômico o ato da Câmara Federal em aprovar a redução de salário em 10% da presidente Dilma Rousseff, do vice-presidente Michel Temer e dos seus ministros. Antes ganhavam quase R$ 31 mil e a partir da publicação da decisão dos deputados em torno de R$ 28 mil. Como se o ato resolverá a questão econômica do país. O problema não é o salário.
Ironia II – Até parece que foram os salários da presidência da República, do vice e dos ministros que levaram o Brasil à aguda crise econômica. Basta analisar as constantes denúncias com comprovações de desvio de dinheiro público. As inúmeras operações realizadas pela Polícia Federal, comprovam isso. A corrupção é o maior problema do país. É o câncer da economia. Enquanto isso deverá ser aprovado pelo Congresso Nacional aumento do Imposto de Renda de pouco mais de 27% para 35%. É o fim da rosca...
Deputados – O recesso parlamentar iniciado em dezembro que terminou na segunda quinzena deste mês foi ativo para os deputados estaduais do Espírito Santo. Matéria do site G1, veiculada hoje (25) diz que os parlamentares percorrem durante o período 71,7 mil quilômetros com carros oficiais. Foram mais de 5,7 mil litros de combustíveis somente em janeiro último. À distância percorrida pelos veículos equivale a 17 vezes o trecho do Oiapoque ao Chuí. É o fim da rosca...
Respigo
A matéria distribuída à mídia estadual pelo vereador de Porto Velho, Sidney Orleans (PT) sobre a saída do deputado estadual Ribamar Araújo do partido, soou mais como “choro” que crítica. Vale a frase antiga, mas sempre válida: “ninguém chuta cachorro morto” +++ Quem esteve pelos corredores da Assembleia Legislativa (Ale) na manhã de hoje foram os ex-deputados estaduais Carlos Magno, que também foi federal e Valdivino Tucura. Perguntados sobre a possibilidade de candidatura a prefeito em Ouro Preto e Cacoal, respectivamente, foram incisivos: “NÃO” +++ Tucura deverá ocupar cargo importante no governo do Estado em breve. Não na Casa Civil, como a coluna publicou, mas numa área ligada à agricultura +++ Choveu muito em Porto Velho desde o início da madrugada complicando a vida da maioria dos moradores dos bairros. Muita gente teve dificuldades para chegar ao trabalho dentro do horário, outros nem conseguiram sair de casa +++ Tudo devido à precariedade das ruas e das avenidas dos bairros. Além do transporte coletivo sofrível, na verdade precário.
WALDIR COSTA/RONDONIADINAMICA |