Regionais : DEPOIS DO 'OUTUBRO ROSA', 'NOVEMBRO AZUL', CONFÚCIO MOURA QUER 'JULHO AMARELO', EM RONDÔNIA
Enviado por alexandre em 27/02/2016 01:04:48


Seguindo a linha do mês “Outubro Rosa”, “Novembro Azul”, eis que o chefe do executivo, Confúcio Moura (PMDB), quer também instituir o “Julho Amarelo” no calendário oficial de Rondônia. Em sessão na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), os deputados disseram “sim” durante votação ao Projeto de Lei 14/2016.

O “Julho Amarelo” visa a conscientizar a coletividade sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais. Cinco artigos compõem a Lei. Entre eles, o que ordem o Estado a promover atividades educativas de conscientização e orientação, inclusive campanhas específicas e que abre brechas para que o governo celebre convênios com órgãos públicos federais, municipais e com entidades da sociedade civil.

Em sua justificativa, o governador explicou que “a enfermidade, na maioria de seus tipos, desenvolve-se silenciosamente, sem nenhum sintoma durante vários anos, tornando o portador um doente crônico. Tal achaque pode evoluir para Cirrose Hepática ou até mesmo para o Câncer, sendo este estágio o maior indicador de transplante de fígado. As Hepatites Virais são consideradas uma das maiores preocupações de saúde pública mundial nesse primeiro Século, sendo que somente no Brasil existem, oficialmente, mais de seis milhões de indivíduos portadores de Hepatites dos tipos B e C, as formas mais graves da doença, e no mundo são cerca de meio bilhão de portadores do vírus”.

Moura disse também que “diante desse grave quadro da doença no Brasil, faz-se premente a execução de ações estratégicas permanentes e incisivas que coíbam o avanço no número de infectados e identifiquem os portadores para eventual tratamento e/ou o monitoramento. Devo ressaltar que o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação de Eventos do Gabinete do Ministro, informou que a partir do ano de 2015 os prédios públicos federais serão iluminados durante o mês de julho, com a cor amarela”.

Após a aprovação na Casa de Leis, o projeto de Moura seguirá para o seu gabinete onde assinará e publicará no Diário Oficial do Estado (DOE/RO), daí, o Julho Amarelo passará a existir de fato no calendário rondoniense.

Fonte: NEWSRONDONIA

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia