O calor feito nos últimos tempos tem chamado atenção da sociedade rondoniense. Na correria, haja protetor solar, guarda-sol, roupas leves, e se estiver na rua à disputa pela sombra de uma árvore é grande. Essa última despertou no governador Confúcio Moura (PMDB) desejo de que Porto Velho seja mais verde.
No seu blog, Moura redigiu mais um artigo daqueles. Intitulado “Mais árvores na cidade”, o executivo observou que apesar de ser localizada na Floresta Amazônia, Rondônia possui poucas árvores plantadas e lembrou-se da punição que os homens podem ter da natureza caso continuem com a devastação desenfreada.
Concentrando sua fala ainda na capital, o governador afirmou que a cidade precisa de mais árvores. “Ainda não sei qual cidade de Rondônia é a mais arborizada. Sei que Porto Velho precisa mais de árvores. Porque a medida que se enchem ruas de asfalto, construções com concreto, ferro e outros metais, acumula mais calor. A temperatura na rua, nos dias mais quentes, pode chegar a 50 graus, porque o asfalto retém calor. O asfalto quente das 14 horas solta fumacinha que a gente vê tremer”, escreveu.
Moura também citou como exemplo de cidades arborizadas Maringá (PR) e Belém (PA). Nesse momento onde os termômetros dispararam, o governador decretou: “Chegou a hora de plantar árvores”.
“Não precisa que cada morador espere a Prefeitura, cada um pode plantar árvores frutíferas nos quintais, à frente de sua casa, árvores que dê sombra. Você pode reparar a casa que tem uma árvore na calçada, logo vem o banco, vem o cepo ou mesmo é lugar pra gente escapar do sol quente. Com as árvores plantadas a cidade segura a temperatura mais amena, pelo sombreado que elas produzem. Árvore é árvore, além do mais as flores, os passarinhos e tudo vai enchendo as tardes e madrugadas de um encanto muito especial. Não é bom acordar com o canto dos passarinhos?”, finalizou.
Fonte: NEWSRONDONIA
|