Política : OURO PRETO
Enviado por alexandre em 06/03/2016 22:34:41


Governo do Estado faz entrega dos certificados dos concluintes do curso de mecânica de motos

Em 160 horas de aulas distribuídas em 60 dias, 20 pessoas estão preparadas para trabalhar em oficinas de reparo de motocicletas. O curso de mecânico de moto foi realizado no auditório da Secretaria Executiva Regional de Governo pólo IV e com a parceria da Associação dos Pequenos Agricultores de Nova Esperança (APANE) e o Senai que disponibilizou – além de instrutores do quadro – material didático completo das aulas teóricas e práticas. As aulas de mecânico de motos exigem que os alunos sejam capazes de desmontar e montar veículos, identificando peças, verificando defeitos e substituindo componentes e aprendem sobre manutenção de suspensão, do motor, do sistema elétrico e dos freios.

Entre os 20 alunos que concluíram o curso o ponto positivo foi a participação assídua e aplicada dos reeducando que estão em processo de reintegração a sociedade prestando serviços aos órgãos públicos estaduais sob a coordenação da Secretaria Executiva Regional de Governo. Durante o ato de entrega dos certificados que contou com a participação da secretaria Maria Araujo de Oliveira, do coordenador da Apane, Robson Luiz, Cintia Alves, representando o Senai e a pedagoga Eliabis Mendes, era nítido a felicidades dos concluintes ao serem chamados para receber o certificado.

A secretaria Maria Araujo, explica que o curso foi escolhido por causa das chances de absorção desse tipo de mão de obra pelo mercado regional. A secretaria disse que um dos grandes desafios para qualquer reeducando ou egresso do sistema penitenciário é o retorno ao convívio social e, principalmente, ao mercado de trabalho, após o cumprimento da pena. A ficha de antecedentes criminais é um dos maiores problemas na hora de buscar a reinserção profissional. “Qualificação profissional é fundamental em um mercado cada vez mais competitivo e dentro de uma política pública centrada na realidade é que o governo do Estado vem apoiando toda e qualquer iniciativa em prol da coletividade”, disse a secretaria.

Cintia Alves, pontuou que a geração de renda, seja direta ou indireta, é a principal meta do Senai. Periodicamente, são feitas pesquisas para mensurar o nível de empregabilidade, avaliando as possibilidades formais e informais. Nos cursos, os instrutores estimulam o empreendedorismo e a formalização da atividade.
O coordenador da Apane, Robson Luzi, afirmou que novos cursos serão disponibilizados com o apoio do governo do Estado e o Senai.









Fonte

Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Secom – Governo de Rondônia

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia