Regionais : Troca-troca de partidos, Hermínio pré-candidato, hidrelétricas na mira da Lava-Jato
Enviado por alexandre em 11/03/2016 18:35:17

Mudanças – A janela proporcionada pela Justiça Eleitoral para a troca de partidos, por deputados e vereadores sem a perda de mandato provocou uma “revolução” partidária em Rondônia. O troca-troca de partidos é grande e até o prazo final, o próximo dia 18, ainda teremos muitas surpresas. As mudanças mais significativas, por enquanto são a do presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho, que deixou o PP e se filiará ao PMDB na próxima segunda-feira (14) e do deputado estadual Hermínio Coelho, trocando o PSD pelo PDT.

Prefeito – Maurão de Carvalho pavimenta uma candidatura a governador, em 2018. Ponto. Mas Hermínio Coelho, que já presidiu a Ale é pré-candidato a prefeito de Porto Velho nas eleições de outubro próximo. Hermínio foi preterido pelo presidente do seu ex-partido (PSD), o ex-deputado federal Moreira Mendes, quando era nome de destaque para disputar a Prefeitura de Porto Velho em 2012 e foi descartado. No PDT Hermínio poderá entrar na disputa pela sucessão do prefeito Mauro Nazif (PSB).

Parceria – A chegada da Hermínio ao PDT não é por acaso ou apenas uma opção partidária. É que a parceria PSB-PDT, pelos indícios terminou, pois o compromisso de manter o candidato a vice de Mauro Nazif, pré-candidato à reeleição foi esquecido. Mauro deverá ter como companheiro de chapa o secretário de Estado da Saúde, Williames Pimentel, que a princípio é pré-candidato do PMDB a prefeito. Precavido, o senador Acir Gurgacz, que preside o PDT no Estado trouxe Hermínio. O assunto ainda promete muitos desdobramentos.

Hidrelétricas – O anúncio, através de nota na coluna que a Lava-Jato chegou a Rondônia, via hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio foi um dos assuntos da semana nos bastidores da política. Como sempre estão envolvidos políticos e empresários. Políticos com mandato e ex-políticos estão na lista de favorecidos com a construção das duas usinas no rio Madeira, em Porto Velho. Os levantamentos já foram feitos e estão em fase final. Mais dias, menos dias e os amigos do “Japonês da Federal” estarão tomando café da manhã com os “amigos do alheio”.

Cacoal – Repercutiu de forma positiva e com amplitude a informação da coluna, da disposição de o presidente da Associação Comercial e Industrial de Cacoal (ACIC), Elcirone Deiró disputar as eleições a prefeito deste ano. A maior parte do empresariado defende a participação de Elcirone na política. Até as convenções partidárias que serão realizadas no período de 20 de julho a 5 de agosto o empresário deverá decidir se enfrentará as urnas este ano.

Respigo

O PMDB não descartou o nome da adjunta da secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Mari Braganhol, para disputar as eleições deste ano. Mari é o nome do partido para a sucessão do prefeito Lorival Amorim (PDT) +++ A dinâmica secretária de Estado está entre os pré-candidatos do PMDB à sucessão municipal em Ariquemes. Serviços prestados na área de agricultura ao município e ao Estado, Mari tem +++ Um dos nomes mais expressivos para as eleições municipais em Ariquemes é do deputado estadual Adelino Follador (DEM-Ariquemes). Apesar da base eleitoral forte (Follador foi o deputado mais bem votado nas eleições de 2014 com 19.151 votos) ele não estaria disposto a enfrentar as urnas este ano +++ Quem está com o pé no acelerador na política é o deputado estadual Laerte Gomes, que amanhã (12) estará se filiando ao PSDB. Laerte trabalha diuturnamente sua pré-candidatura a prefeito de Ji-Paraná.


WALDIR COSTA/RONDONIADINAMICA

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia