Lula, os delegados e o frango assado no cofre
Mônica Bergamo – Folha de S.Paulo
Uma das histórias pitorescas da tensa manhã em que Lula prestou depoimento em Congonhas, na semana passada, é a do frango guardado num cofre.
Os policiais federais perguntavam ao ex-presidente quem paga as viagens dele quando vai ao exterior dar palestras. "O contratante", respondeu Lula. E os seguranças que o acompanham? Eles recebem diária do governo –ex-presidentes têm direito a assessores bancados pela União.
Os investigadores aproveitaram a deixa para reclamar que a diária está muito baixa. Lula concordou. E contou o incidente com sua equipe: eles estavam com tão pouco dinheiro em determinada viagem ao exterior que decidiram comprar um frango assado para comer no hotel.
No quarto, eles resolveram guardar a comida na geladeira do hotel cinco estrelas. Abriram a porta, colocaram o frango lá dentro, fecharam e... ao tentar reabri-la, descobriram que se tratava de um cofre. "Acho que o frango está lá até hoje", disse Lula. Os policiais caíram na risada, num raro momento de descontração.
Pesquisa: condução coercitiva de Lula não foi exagero
Ricardo Noblat
58% dos entrevistados não concordam que a Lava Jato tenha exagerado ao deter Lula para interrogatório na semana passada
Sinto muito, mas a maioria dos brasileiros não viu exagero algum na condução coercitiva de Lula para depor à Lava-Jato na última sexta-feira dia 4. É o que mostra o José Roberto Toledo, colunista de O Estado de S. Paulo, ao se debruçar sobre pesquisa do Instituto Ideia Inteligência.
Feita por telefone entre domingo passado e a terceira feira desta semana, a pesquisa ouviu 10 mil brasileiros.
Os principais resultados:
* 58% dos entrevistados não concordam que a Lava Jato tenha exagerado ao deter Lula para interrogatório na semana passada;
* Os que acham que houve exagero somaram 22%, e os que ficaram no “muro” - nem concordam nem discordam - são 20%;
* 55% disseram que não acreditam na inocência de Lula quanto às acusações feitas pela Lava-Jato. Apenas 12% disseram acreditar na inocência dele. Os 33% restantes não souberam responder;
* 89% apoiam a Lava-Jato;
* Só 9% se disseram dispostos a participar das manifestações de amanhã;
* Para 75% dos entrevistados, o governo Dilma Rousseff é ruim ou péssimo, enquanto 17% o consideram regular, e 8%, bom ou ótimo.
* Dois terços dizem apoiar o impeachment da presidente, contra 33% que se dizem contrários. |