Regionais : Secretaria de Saúde presta contas durante audiência pública na Assembleia
Enviado por alexandre em 17/03/2016 13:39:18


Secretaria de Saúde presta contas durante audiência pública na Assembleia

Secretário de Saúde Williames Pimentel apresentou números positivos para área

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa esteve reunida na tarde desta quarta-feira (16), para ouvir apresentação do secretário de Estado da Saúde, Williames Pimentel, para prestar contas do terceiro quadrimestre de 2015 e os investimentos do Estado na área de saúde.

A reunião foi presidida pelo presidente da Comissão de Saúde, Previdências e Assistência Social, Dr. Neidson (PMN) e contou com a participação dos deputados Ezequiel Júnior (PSDC) e Marcelino Tenório (PRP).

Célio Batista de Vilhena entregou ofício solicitando visita da comissão para vistoriar o hospital regional da cidade.

O secretário Pimentel iniciou a apresentação afirmando que a Sesau possui um planejamento e metas e que neste momento cumpre a obrigação da legislação em prestar contas à sociedade, representada pela Assembleia Legislativa.

Segundo o secretário a função é promover o acesso à saúde com qualidade em todos os níveis de atenção, segundo as necessidades sociais, em tempo oportuno e com resolutividade, contribuindo para a qualidade de vida através dos cuidados em redes regionais em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS.

O planejamento da secretaria está dividido em Conhecer, Planejar, Compartilhar e Agir.

Pimentel afirmou que Rondônia está entre os três estados com menor número de mortes infantis e que de 2010 para 2015 houve incremento em 53% no número de leitos em todo o estado, passando de 997 para 1.532.

O aumento no número de leitos acarretou no acréscimo de internações em 72% no período de 2012 a 2015.

O número de cirurgias registradas nos hospitais de gestão estadual (HBAP, HPSJPII, HRC e HR Extrema) passando de 12.103 em 2012 a 22.855 em 2015, havendo incremento de 88% no período.

O secretário ressaltou os avanços conquistados em aquisição de equipamentos para estruturar todo o sistema, materiais cirúrgicos e a transformação do Hospital de Base Ary Pinheiro (HBAP) em Hospital Escola com várias especializações.

Foi relatado por cada unidade hospitalar o número de internações e cirurgias nos últimos quatro anos, demonstrando o crescimento constante.

Pimentel ressaltou que Rondônia vem ampliando ações e serviços de saúde com impacto no aumento da produção, otimizando recursos orçamentários, mantido sem grandes variações no período. Em 2011 foram investidos R$ 698 milhões e em 2015 (com os números ainda não totalmente contabilizados) chegou-se a R$ 898 milhões.

O secretário apresentou as metas da secretaria até o ano de 2019 para todas as unidades hospitalares, como aumento de leitos, construção, reformas e ampliações, compra de equipamentos e insumos.

Pimentel afirmou que o problema da saúde somente será resolvido com a regionalização dos hospitais e prontos-socorros. Além disso, afirmou, os centros de exame por imagem e laboratórios clínicos irão agilizar os diagnósticos médicos.

Dr. Neidson parabenizou o secretário pelos avanços na saúde e salientou que não foi ressaltado o início dos transplantes de órgãos que o Estado já está executando.

O deputado Ezequiel Júnior parabenizou pela transparência demonstrada pela equipe da Sesau e que, mesmo tendo avanços a sobrecarga é muito grande e a população do interior ainda sofre muito, pois os municípios não têm condições de atender a contento o que superlota os hospitais e os profissionais da capital.

Raimundo Nonato do Conselho Estadual de Saúde fez um apelo para que a Assembleia também auxilie em medidas para tentar minimizar os acidentes de trânsito, pois é ele quem superlota as dependências do João Paulo II.

DECOM ALE/RO

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia