Regionais : Tambaqui é o peixe mais procurado na Semana Santa em Rondônia
Enviado por alexandre em 22/03/2016 17:39:58


Como a maioria da população de Rondônia, a dona de casa Maria do Perpétuo Socorro da Silva (Rua Montes Claros, Nacional) disse que aproveitou a terça-feira (22) para comprar o peixe da ceia de sua família para a Semana Santa, o que pode ser feito tanto nos supermercados como nas feiras livres em Porto Velho e em todo interior do Estado.

O peixe mais procurado é o tambaqui, que agrada ao bolso e ao paladar da maioria dos rondonienses, que podem comprar esta espécie a um preço que varia entre R$ 6,00 e R$ 9,00, dependendo do seu tamanho. Quanto maior for o peixe, também maior é o seu preço, esclareceu Jander Plaça, gerente de Piscicultura da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).

O gerente informou Rondônia mantém uma produção anual de mais de 80 mil toneladas de pescado, tornando-se responsável pelo abastecimento de Estados como Amazonas – que compra mais da metade da produção rondoniense de pescado -, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, São Paulo, Tocantins, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, entre outros.

Pela ordem, os municípios de Ariquemes, Urupá, Cujubim, Mirante da Serra e Porto Velho lideram a produção de peixes em cativeiro no Estado, destacando-se também, além do tambaqui, na produção de espécies mais sofisticadas como o pirarucu e pintado, e uma grande variedade de outras espécies como a jatuarana, pirapitinga, piau, curimatá, etc, segundo informou o médico veterinário Érico Azevedo, da Coordenação de Animais Aquáticos da Agência de Defesa Agrossilvopastoril de Rondônia (Idaron).

SECOM

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia