Agentes de desenvolvimento fortalecem economia de Ouro Preto do Oeste
Personagens fazem a ligação entre o Sebrae, os empreendedores e o poder público municipal
Sebrae Valorizar os pequenos negócios dentro do próprio município e fortalecer o empreendedorismo da cidade: foi com este objetivo que a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa criou a figura do agente de desenvolvimento local, um servidor do município que atua como ponte entre o poder público e empresas. Em Ouro Preto do Oeste, uma parceria entre a prefeitura e o Sebrae investiu em três desses servidores, que atuam implementando inúmeras ações na cidade.
“Uma parceria muito valiosa para calcarmos novos degraus rumo ao desenvolvimento de nossa cidade. Ao olharmos para trás, vamos perceber como avançamos nesses últimos anos, principalmente com as ações que implantamos dentro da nossa vocação, que é o turismo sustentável”, disse Henrique Gomes, agente de desenvolvimento.
Com a terceira maior reserva natural urbana do país, Ouro Preto do Oeste é uma das mais belas e visitadas cidades em Rondônia, reunindo várias atrações para todos os gostos. Em 2015, a cidade que oferece os melhores e mais surpreendentes roteiros sofreu alteração significativa em sua nomenclatura, deixando de ser “Município de Ouro Preto do Oeste” para se tornar oficialmente “Estância Turística de Ouro Preto do Oeste”.
“O que nós queremos, como agentes de desenvolvimento, é mostrar o caminho do sucesso. Pois, através do nosso trabalho, fica mais fácil identificar as necessidades dos pequenos negócios e encontrar as soluções para fortalecer a economia local”, comentou Naíra Cianca, agente de desenvolvimento.
As praças da Liberdade e do Bosque são os cartões postais de Ouro Preto do Oeste, propícias ao lazer familiar e à prática esportiva. A cidade se tornou referência em todo o País pelas riquezas e belezas naturais, como: cachoeiras, hotéis fazenda, locais históricos (que remetem ao início da colonização do estado), rede hoteleira, gastronomia típica, Museu Estadual dos Migrantes no alto do Morro Chico Mendes e rampa para salto de parapente.
“A participação da prefeitura é extremamente importante para execução de nossas ações. Temos pessoas focadas e comprometidas com o plano de ação e metas que planejamos. É nessa hora que o papel do agente de desenvolvimento, auxiliado pela base estratégica que o Sebrae dispõe, é extremamente relevante”, detalhou Maria Geralda, agente de desenvolvimento.
Entre os municípios que capacitaram os pequenos negócios para compras governamentais, 88% contam com agentes de desenvolvimento local, e isso se reflete no pagamento em dia. A maior parte dos municípios com agentes paga em até 30 dias. Em parceria com o setor público, empresas e sociedade civil, os agentes ganham força no planejamento do município, contribuindo para o desenvolvimento econômico da cidade e para a mudança da cultura dos empreendedores da região.
“É muito importante a figura do agente de desenvolvimento, é ele quem promove a interface com a prefeitura e as empresas locais, impulsionando o desenvolvimento local ao trazer iniciativas e eventos ao município. É um profissional extremamente importante para os municípios”, destacou Sirley Aparecida Fernando, gerente regional do Sebrae
Segundo Sirley, os agentes estão sempre focados nos anseios, percebendo as necessidades e a dificuldade que o comércio enfrenta, propondo iniciativas e possíveis oportunidades para esses empresários e, consequentemente, buscando em órgãos públicos ou entidades as iniciativas que devem ser desenvolvidas. O agente de desenvolvimento é um grande fomentador de iniciativas.
|