Mais Notícias : Orgulho da República de Curitiba, fortaleza de Moro
Enviado por alexandre em 11/04/2016 08:51:07

Orgulho da República de Curitiba, fortaleza de Moro

Postado por Magno Martins

Otimismo invadiu a capital paranaense, onde investigações Lava Jato estão sendo feitas

El País - Felipe Betim

Uma pesquisa divulgada neste final de semana revelou que o juiz Sérgio Moro perdeu um pouco da sua popularidade junto à opinião pública. Até pouco tempo atrás, Moro tinha 90% de apoio pela sua investigação sobre a corrupção na Petrobras. Depois de ações polêmicas, que atingiram o ex-presidente Lula, o juiz conta com 60% de aprovação. Essa queda, porém, certamente não é percebida em Curitiba, capital do Paraná, onde se encontra a força tarefa comandada pelo juiz e que vem desnudando um esquema de corrupção que tinha a Petrobras como eixo principal. É possível que nenhuma outra cidade do Brasil esteja vivendo e apoiando tão intensamente a operação Lava Jato quanto Curitiba, onde vivem 1,8 milhão de brasileiros.

Ao menos é assim nos principais bairros de classe média da cidade. Prédios enfeitados com bandeiras do Brasil, carros com adesivos de apoio à investigação e ao juiz Sérgio Moro, manifestações e carreatas em verde e amarelo a cada dois dias, e panelaços durante o Jornal Nacional. Mas não só por isso. Nas últimas semanas, uma expressão invadiu o cotidiano dos curitibanos: “República de Curitiba”.

O termo aparece constantemente em conversas, é entoado em protestos, está escrito em cartazes e até em roupas. Tornou-se motivo de orgulho na capital paranaense desde que foi divulgada, no último dia 17, uma conversa telefônica do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nela, ele se referiu aos procuradores e juízes da Justiça Federal do Paraná, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato, como “República de Curitiba”.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia