Grupos pró e contra Dilma separados por barreiras
Postado por Magno Martins
As medidas de segurança traçadas para a semana de manifestações na semana de votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff já começaram neste domingo (10) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal instalou barreiras no meio da Esplanada, separando as alas sul (para os contrários ao governo) e norte (para os favoráveis a Dilma). O objetivo é evitar confronto entre os manifestantes pró e contra o impeachment. Até o gramado do Congresso Nacional, ponto tradicional das manifestações, já está separado ao meio.
A barreira de metal tem aproximadamente dois metros de altura, e impede a visão entre os dois lados opostos, e tem ainda um cercado menor no entorno. Será um corredor de 80 metros de largura, exclusivo para os agentes de segurança, que vai até o Congresso.
Os manifestantes não poderão descer até a praça dos Três Poderes, onde ficam o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal.
Algumas regras foram estabelecidas pela Secretaria de Segurança para evitar tumultos. Não serão permitidos, por exemplo, acampamentos na área da Esplanada, e haverá policiais militares para revistar os manifestantes que chegam e não será permitido portar objetos cortantes ou usar máscaras.
O governo do DF proibiu também balões aéreos e bonecos infláveis. A partir desta segunda-feira (11), o trânsito já começará a ser interrompido na Esplanada se houver manifestações. Se não, a interrupção só será no fim da semana.
|