Uma criança nasceu com microcefalia no hospital municipal Drª Laura Maria Braga em Ouro Preto do Oeste na manhã desta quinta-feira (7) por volta das 09h00 e veio a óbito na madrugada de sexta-feira (8), por volta das 04h25. O recém-nascido, um menino, não possuía a calota craniana e estava com parte do celebro exposto. O caso ainda não foi comprovado se há relação com o vírus Zica.
De acordo com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), a condição neurológica foi diagnosticada na 29ª semana de gravidez como sendo suspeita de anencefalia (malformação fetal, onde o bebê não possui cérebro, calota craniana, cerebelo e meninges) durante o acompanhamento pré-natal e que ao nascer foi constatado a microcefalia.
Foi relatado ainda que a mãe da criança teria sido informada pela equipe médica da situação e mesmo tendo a opção de ter interrompido a gravidez optou por ter o bebe que infelizmente veio a óbito 19h após seu nascimento. A mãe de 24 anos não possui histórico relacionado ao vírus Zica e que este não era seu primeiro filho.
O serviço de epidemiologia do município realizou a coleta de sangue do cordão umbilical do recém-nascido, bem como amostra de saguem da mãe e envio para o Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (LACEN/RO) onde aguarda o resultado para saber se o caso esta relacionado com o vírus Zica e que este fato foi notificado junto ao sistema do Ministério da Saúde referente aos casos de microcefalia.
GAZETA CENTRAL
|