Policia Militar intensifica ações sociais como forma de combater o crime em Vilhena
Além das ações de rádio patrulhamento, ronda motorizada e outras com a finalidade de coibir os mais variados delitos, a Policia Militar em Vilhena através de seu setor de ação social desenvolve o programa JCC - Jovens Construindo a Cidadania. Os policiais interagem este setor com o público escolar levando aos alunos informações que previnem o crime e a resistência ao consumo de entorpecente.
De acordo com a PM este trabalho é realizado em forma de reuniões semanais, onde o grupo principal do JCC, na presença de policiais militares e de um profissional do corpo docente do ambiente escolar que delibera sobre qual projeto de melhoria do ambiente escolar, da comunidade ou ações de cidadania querem executar em sua escola.
O foco dos profissionais de segurança pública que atuam no programa JCC tem sido a infância e juventude, por entender serem estes, os que apresentam maior vulnerabilidade frente às investidas dos comerciantes de substancias entorpecentes, que estão sempre na tentativa de recrutá-los para o crime. Por isso a importância de levar a este público, o conhecimento sobre os malefícios das drogas e da violência, pois é ele, (aluno) que em seguida passa a multiplicar o conhecimento em sua sala de aula, em grupos de amigos e no ambiente familiar.
Tendência
O programa JCC oferece a oportunidade de o aluno participar de forma ativa e preventiva na melhoria da convivência com os colegas e com os professores através de uma tendência educacional chamada “Protagonismo Juvenil” (o jovem aponta o problema discute sobre ele e pratica a solução).
Números
No ano de 2009 o alcance do JCC era de 150 alunos. Em 2010, com a ampliação do programa para o colégio Marcos Donadon e para o programa PETI Programa de Erradicação do Trabalho Infantil o número de contemplados totaliza mais de 250 alunos atendidos diretamente e contempla mais de 3000 alunos indiretamente.
Este trabalho vem sendo realizado com o apoio total das autoridades e comunidade vilhenense e conta com os profissionais de segurança pública sargento PM Adriano, cabo PM Zildo, PM Rodrigues e PM Márcia Lopes que estão à frente do programa.
“”
AIPMRO.’.
PM faz abordagem em mais de mil veículos
Iniciada na última quarta feira, a Operação de Blitz que a Polícia Militar está realizando em todo Estado de Rondônia, apresenta resultados positivos. N região de Vilhena foram abordados 1.067 veículos, dos quais 43 foram notificados, destes 33 foram apreendidos nos órgãos de trânsito e um retido na Delegacia de Polícia Civil.
O 3º Batalhão de Polícia Militar deflagrou simultaneamente nos município de Vilhena, Colorado do Oeste e Cerejeiras uma operação Blitz com o fim de fiscalizar veículos e condutores, e reprimir infrações de trânsito relativas ao licenciamento atrasado, veículos em mal estado de conservação, ausência de equipamentos obrigatórios e condutores embriagados, bem como, prestar orientação aos usuários das vias quanto às regras de circulação.
A presente operação contou também com a participação da Polícia Rodoviária Federal e das CIRETRANS daqueles municípios, atuando conjuntamente dentro de suas esferas de competência.
De acordo com o Comandante do 3º Batalhão, estas operações serão constantemente realizadas no Cone Sul do estado com o objetivo de garantir a segurança dos usuários das vias.
**
AIPMRO.’.
|