Substituição – Substituir candidato a prefeito e a vice somente poderá ocorrer 20 dias antes das eleições, inclusive com a substituição da foto na urna eleitoral. Antes o prazo era de cinco dias e não era possível substituir a foto do candidato na urna. Em alguns casos, inclusive em Rondônia, o cidadão votou no candidato da foto da urna, mas quem recebeu o voto foi o substituto. Com prazo de vinte dias isso não mais ocorrerá.
Governador – O objetivo da maior parte dos políticos com potencial de voto é de ao menos governar o seu Estado. O prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB) está entre as lideranças políticas de Rondônia. Optou “democraticamente” por disputar a reeleição, mas era nome forte para as eleições de 2018, a uma das duas vagas ao Senado. Dependendo das condições até em disputar o governo do Estado, mais ainda se assumisse a diretoria-geral do DER a partir do próximo ano. Ficou pelo meio do caminho.
Decadência – Há quem não acredita que o presidente do diretório regional do PT, que disputou o governo do Estado em 2014, o ex-deputado federal Mariton Benedito de Holanda, o ex-padre Ton é candidato a vice-prefeito em Alto Alegre dos Parecis, município onde ele foi prefeito durante dois mandatos. Ton chegou a ocupar um lugar de expressão na política estadual, mas ao optar por disputar o governo do Estado em 2014, quando poderia ser reeleito à Câmara Federal sem dificuldades, perdeu o espaço político.
Propaganda – Os candidatos a prefeito dos principais municípios de Rondônia estão ultimando os preparativos para elaboração dos programas que serão veiculados no Horário Eleitoral Gratuito, que terá início na próxima sexta-feira (22), no rádio e na TV. A participação das segundas-feiras às sextas-feiras somente para os candidatos a prefeito. No rádio das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na TV das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Quem tem estrutura financeira contrata uma equipe de profissionais e o problema está resolvido, mas como a maioria depende da boa vontade dos amigos tem gente latindo para economizar cachorros. Os candidatos a vereança apenas inserções ao longo da programação das rádios e TVs.
Garimpeiros – A Assembleia Legislativa (Ale) deverá ter uma sessão ordinária das mais concorridas na terça-feira (23). É que deverá ser discutido assunto de interesse dos garimpeiros, a proposta de derrubada dos Decretos Lei 5.124 e 5.197/71 que deu novas providências a atividade no Estado. Os garimpeiros prometem lotar a galeria e os corredores da Ale. Certamente os deputados terão uma sessão sob pressão.
Respigo
A feira que a Federação Espírita de Rondônia (Fero) realizou em Porto Velho, na praça das Três Caixas D água no período de 13 a 21 deste mês, para a venda de livros foi um sucesso. O presidente da Fero, Pedro Barbosa Neto está satisfeito com a feira e com o apoio recebido da comunidade +++ A rebelião no presídio de Ariquemes, onde os detentos fizeram reféns dezenas de pessoas é a demonstração evidente da falência do sistema previdenciário brasileiro, com presos fazendo exigências absurdas como se fossem pessoas de bem +++ A legislação penal brasileira há tempo precisa de uma faxina. Marginais que roubam, estupram, matam e fomentam a violência e a criminalidade se colocando na condição de pregadores da Justiça +++ Os valores estão sendo invertidos. É o fim da rosca...
WALDIR COSTA/RONDONIADINAMICA |