Regionais : TECNOLOGIA Governo implantará Sistema Integrado de Informação
Enviado por alexandre em 14/03/2011 15:00:29



Com o novo sistema os gastos cairão entre 15% a 50% e a arrecadação crescerá 25%



O governo está desenvolvendo um projeto chamado de ‘Pioneiros Digitais’ que prevê a aquisição e desenvolvimento de softwares e equipamentos, e que terá a função de interligar todo o governo numa rede única de comunicação digital. Além de toda a velocidade que o sistema dará as ações governamentais, sua implantação vai representar de imediato a redução de custos entre 15% a 50%, dependendo da área, e promoverá o aumento da arrecadação, em média em 25%.

Na sexta-feira o governador Confúcio Moura chamou em seu gabinete o diretor-executivo de Tecnologia de Informação da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Marcelo Braga, responsável pelo programa, para explicar o funcionamento aos secretários estaduais.

Só na área da informática, segundo Braga as despesas serão reduzidas em 47%, que significa R$ 1 milhão de economia mensal.

O sistema estará disponível em todas as secretarias e autarquias do governo a partir do próximo ano, prazo estipulado em função de questões orçamentárias e prazos para licitação dos equipamentos. O programa faz parte de um modelo pesquisado pela equipe da Tecnologia de Informação em quatro estados brasileiros: Rio Grande do Sul; Pernambuco, Paraná, e Minas Gerais. “Em todos eles, o ‘Sistema Integrado’ está sendo um sucesso”, destacou Marcelo Braga.

Atualmente as representações ligadas ao Governo dispõem somente de um sistema de informática independente. Com o “SI” funcionando todas as secretarias e autarquias estarão unificadas. “Aqui do gabinete, o governador vai poder acompanhar passo a passo as ações de cada secretaria, inclusive cronogramas físicos e financeiros de obras”, diz Carlos Antunes, secretário adjunto da Seae.

Inicialmente vai abranger quatro frentes: saúde, educação, segurança e finanças. Na área da saúde, o prontuário médico funcionará eletronicamente. Os hospitais públicos no estado passam a ser subordinados a rede de Tecnologia Integrada (TI). Braga ressalta que os gastos na saúde cairão até 25%.

A retirada de documentos pela população como o Registro Geral (RG) será simplificado e ficará pronto em minutos. Hoje o serviço leva aproximadamente um mês para ser realizado. “O custo beneficio será enorme, tanto para o governo quanto para as pessoas”, acrescentou o secretário estadual de Finanças, Benedito Alves.

Na Educação, pais dos alunos da rede estadual poderão acessar as informações escolares dos filhos. Até o cardápio da merenda estará disponível nessa central. “Agora não terá mais desculpas por parte dos alunos de que o boletim foi extraviado no caminho de casa,” brincou o secretário de Educação, Jorge Alberto Elarrat, referindo-se a praticidade que trará a informatização Os Softwares a serem empregados no Sistema de Informação Integrada serão desenvolvidos no Estado, assim como o suporte.

De acordo com a Seas,responsável pelo projeto, a informatização terá um custo para o Estado de R$ 25 a 30 milhões. “Esse é o primeiro passo, que fará de Rondônia um Estado de excelência”, prevê o governador Confúcio Moura.




GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia