A visita do governador Confúcio Moura nesta segunda-feira (14) ao Comando Forte Príncipe da Beira partiu de um convite do general Artur Costa Moura e teve o objetivo de estreitar as relações institucionais entre o Exercito Brasileiro e o Governo do Estado de Rondônia. A 17ª Brigada de Infantaria de Selva compreende os Estados de Rondônia, Acre e o município amazonense de Humaitá.
“Ultimamente temos participado de ações cívico-sociais a convite do Governo de Rondônia. No mês de fevereiro, no distrito de Jacy-Paraná, realizamos inúmeros atendimentos que beneficiaram a população daquela localidade, disse o general Artur Costa Moura.
As operações promovidas ao longo dos anos pelo Comando da 17ª Brigada em Rondônia foram divulgadas durante a apresentação de um vídeo. Dentre as quais está a de reconhecimento dos 1.600 km que compreendem as áreas fronteiriças de Rondônia com a República Federativa da Bolívia.
Confúcio Moura disse que a segurança dessas áreas é uma prioridade em sua gestão.
“Nesta segunda-feira foi dado início à ‘Operação Fronteira’ desencadeada pela Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania, por meio da Gerência Especial de Segurança de Fronteira (Gesfron) e Gerência de integração da Segurança Pública (Gisp). As ações objetivam combater o tráfico drogas, armas, roubos de veículos e outras atividades ilícitas nestas regiões”, informou Confúcio
O governador falou ainda da visita que fará este ano à presidenta Dilma Roussef, na qual tratará da dívida milionária paga pelo Estado todos os meses à União.
“São cerca de R$ 10 milhões de reais. Como esse dinheiro o Governo poderia investir na vigilância permanente da fronteira e equiparar as policias, mas todos os meses essa fortuna segue para o Banco Central. É o resultado de uma dívida adquirida, da qual os maiores prejudicados são os rondonienses, lamenta
Outra reivindicação que o governador levará a Dilma diz respeito à criação de uma Universidade Internacional na América Latina, a (Unila). De acordo com Confúcio, a instituição integrará três países; Peru, Bolívia e Brasil.
Departamento de Comunicação do Governo do Estado de Rondônia – Decom
Jornalista: Emerson Barbosa
|