O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Sustentável (CEDRS) do Estado de Rondônia reuniu-se nesta quarta-feira, 16, para efetivar a posse do secretário de agricultura, Anselmo de Jesus, na presidência da instituição. A solenidade, realizada no gabinete da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Reforma Agrária (Seagri), contou com a representação da maioria dos organismos que compõem o Conselho. Na oportunidade o novo presidente falou da importância de se dar início às discussões para o setor.
O CEDRS é um órgão colegiado que reúne a sociedade representativa do setor produtivo do estado com o objetivo de deliberar sobre as ações voltadas para o de desenvolvimento rural e sustentável, assessorando o governo estadual no planejamento econômico e na elaboração de políticas públicas do Estado.
Fazem parte do CEDRS além da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), entidades de reconhecimento no Estado como: Seagri, Sedam, Seplan, Sefin, Emater-RO, Incra, Embrapa, SFA, DFDA/MDA, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Ceplac, Conab, CPT, OCB, OSR, Faperon, Arom, Aefaro, MPA, Acaram, Fetagro e representante dos territórios de identidades rurais e cidadania.
A posse de Anselmo de Jesus foi conduzida pelo secretário Alklexandre Marangoni e realizada dentro do regimento do CEDRS que define o titular da pasta de Agricultura do Estado para a presidência do colegiado. Durante um de seus pronunciamentos o Anselmo falou que Rondônia já tem condições para começar a buscar um planejamento que dê início às discussões de como devem ser conduzidas as ações para uma agricultura efetivamente sustentável.
Para o secretário executivo da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater). Elisafan Batista de Sales, que participou da reunião, a atuação do CEDRS é muito importante, pois é através dele que se propõem e se articulam políticas adequadas para o desenvolvimento rural sustentável, dentro da realidade do Estado.
Ainda na reunião o secretário da Emater falou das dificuldades que o órgão vem enfrentando quanto à distribuição de calcário no Estado. Para ele a Usina de Calcário precisa de investimentos e, aproveitando o ensejo, solicitou do presidente que o assunto seja incluído na pauta para a próxima reunião.
Além da posse do novo presidente o secretário Anselmo de Jesus aproveitou a oportunidade para efetivar a entrega de um veículo, à Comissão de Implantação de Ações Territoriais do Território Madeira Mamoré (Ciat), hoje Codeter. O veículo foi adquirido através do contrato de repasse MDA/Caixa/Seagri, sob número 237977-12/2007 e ficará sob responsabilidade do Centro de Estudos Rioterra, para conservação, manutenção e uso.
Autor: Assessoria
|