O Ministério do Trabalho divulgou na terça-feira (15) os dados municipais de criação de empregos formais coletados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Porto Velho é uma das dez cidades, de acordo com o levantamento, que mais criou postos de trabalho com carteira assinada. Ocupando a 8ª colocação, a capital de Rondônia empregou formalmente 3.297 trabalhadores no mês de fevereiro. A chefe da divisão de Qualificação do Sine municipal, Ivete Campos, destacou como positivo o resultado da Caged. “Isto mostra que Porto Velho está em pleno desenvolvimento e gerando oportunidades para quem mora aqui e também para quem chega à cidade”, disse.
De acordo com Ivete, o Sine municipal, diariamente têm uma oferta média de vagas de empregos de mais de 700 colocações, destas, 80% são para a construção civil. em fevereiro, 907 trabalhadores foram encaminhados para vagas de empregos mediante parceria com as empresas. A maioria das vagas é para a construção civil. Mas a área de serviços também solicita bastante. “Diariamente, temos dezenas de vagas para empregadas domésticas, babás, garçons e atendentes para bares, lanchonetes e restaurantes, auxiliar de serviços gerais e outros”, citou.
O mês de março já supera os números de anos anteriores. “Só este mês já garantimos que 380 trabalhadores fossem admitidos formalmente. Os números representam trabalhadores que tiveram sua carteira assinada”, completou. A chefe explica que as Usinas demandam a maior parte das oportunidades que surgiram este ano e que reforçaram o nome de Porto Velho na lista do Caged, mas a instalação de grandes empresas na cidade também contribuíram bastante. “Temos hoje grandes empresas nacionais que chegaram a Porto Velho e que estão satisfeitas com o investimento feito nesta capital. Outras também estão apostando nesta terra de oportunidades e irão garantir ainda mais vagas de empregos e consequentemente maior desenvolvimento da nossa cidade”, concluiu.
Em uma avaliação mais ampla, o prefeito Roberto Sobrinho fala do bom momento em que vive a cidade, pelo aumento do setor industrial, pelas oportunidades de empregos que vieram, assim como alguns setores e áreas que precisam de mais atenção da administração pública. “Não há dúvida de que o momento de expansão da cidade trouxe algumas consequências, precisamos aumentar as vagas nas escolas, tivemos mais demandas nos postos de saúde, a quantidade de carros nas ruas triplicou, mas são consequências que precisamos enfrentar se queremos o desenvolvimento do município e de nossa parte, temos feito todo o possível para atender estas demandas para que Porto Velho possa ter um crescimento ordenado” enfatizou Roberto.
Candidatos e vagas
Para preencher a vaga, os candidatos e candidatas devem ter no mínimo 18 anos de idade, não há limite de idade máxima, desde que tenha disposição e condições para trabalhar, e não precisa comprovar experiência para a função desejada. A exceção é para o cargo de encarregado na construção civil que deve ter experiência comprovada em barragens. O total de vagas e de ocupações está disponível no site oficial da Prefeitura de Porto Velho, (www.portovelho.ro.gov.br) no link, Portal do Trabalhador, ou se informar diretamente na sede do Sine Municipal na Rua José do Patrocínio, 852, no Centro, das 8h às 14h.
Os interessados devem levar a carteira de trabalho, documentos pessoais e o comprovante de residência, bastam os originais, porque o Sine não retém os documentos, apenas os usa para fazer o cadastro do trabalhador na hora do atendimento. O Sine faz a intermediação entre o candidato ao emprego com o empregador, não garante contratação e nem contrata mão de obras.
Falta experiência
A falta de experiência e de qualificação são fatores que ainda impendem os números de vagas ofertadas a serem preenchidos mais rapidamente. Mas segundo Ivete, os candidatos têm boa disposição para aprender, o que tem levado o Sine Municipal que é ligado à secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), a preparar diversas capacitações e atualizações para os profissionais para atender à demanda, principalmente, da construção civil que tem absorvido uma grande parte do mercado. “Durante todo este mês estamos elaborando uma série de cursos e que deverão ser divulgados em breve.Queremos atingir principalmente os trabalhadores inexperientes, como aqueles que estão recebendo o seguro desemprego. Assim eles podem adquirir capacitação e serem encaminhados para outro emprego para entrar novamente para o mercado formal”, salientou.
Para mais informações os interessados devem se dirigir até a Rua José do Patrocínio, 852, entre Gonçalves Dias e José Bonifácio, no centro. E pelos e-mails sinemunicipal@portovelho.ro.gov.br;sinemunicipalpvh@hotmail.com;sinemunicipalpvh@gmail.com, ou ainda pelos telefones (69) 3901-3181 - 3901-3182/3213, do horário das 08 horas até as 14 horas, de segunda à sexta-feira.
|