Regionais : Reunião no Ministério dos Transportes define ponte ligando Rondônia ao Acre
Enviado por alexandre em 17/03/2011 14:15:20



O senador Ivo Cassol participou, ao lado dos demais senadores de Rondônia e do Acre, de uma importante reunião ocorrida no final da tarde/início da noite desta quarta-feira (16) no Ministério dos Transportes para definir a questão da ponte sobre o rio Guaporé, na Ponta do Abunã, ligando os dois estados e acabando de vez com o transtorno da travessia por balsas, como ocorre hoje.
A reunião, comandada pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, contou com a presença do diretor geral do Dnit, Luís Antonio Pagott, além do deputado federal Sibá Machado (PT-AC) e do senador João Pedro (PT-AM), e servir para definir os novos prazos de execução do projeto e construção da ponte, que será o elo final para interligar a Rodovia do Pacífico, assim como a ponte sobre o rio Madre de Dios, em Puerto Maldonado, no Peru, em fase de conclusão (no local as travessias ainda são feitas por pequenas balsas).
De acordo com o ministro, a obra sofrerá novo atraso, de cerca de um ano, em virtude da mudança da nova cota da barragem das usinas do rio Madeira, e por não ter sido feito um projeto de sondagem de solo que atendesse a mudança, o que terá de ser refeito em virtude da nova altura do vão livre e da profundidade dos pilares de sustentação. “Devido a isso, os projetos anteriores de engenharia e topografia igualmente sofrerão alterações, o que acarretará na mudança dos prazos”, explicou o ministro à bancada.
O senador Ivo Cassol ficou indignado com o anúncio do atraso, o que vai continuar atrapalhando quem precisa utilizar deste importante corredor de tráfego, principalmente os acreanos, que dependem da travessia para receber produtos manufaturados e exportar sua produção. “Pelo menos a ponte vai ser construída, não foi cortada do orçamento da União. Mas refazer os projetos causou desperdício de tempo e de dinheiro público, isso é inadmissível”, declarou aos repórteres em entrevista.

Tapa-buracos e duplicação da BR-364
Na mesma reunião os senadores foram comunicados que o DNIT irá licitar nos próximos dias as obras de “tapa-buraco” da BR-364, que deverão ser executadas após o período das chuvas nos trechos mais críticos nos dois estados. Além disso, está no planejamento do Ministério a duplicação de diversos trechos entre Pimenta Bueno e Ariquemes, considerados perigosos em virtude das subidas e curvas perigosas existentes.
A obras de recapeamento deverão começar imediatamente, mas a duplicação não tem prazo para execução, uma vez que demandam projetos diferentes e licitação de grande porte, devido ao volume das obras a serem executadas.
A iniciativa das obras na BR-364 e a construção da ponte na Ponta do Abunã foram destaque do pronunciamento do senador Ivo Cassol no Plenário do Senado, na noite desta quarta-feira. Cassol cobrou das autoridades responsáveis mais agilidade nas obras de restauração das BRs 364 e 319, além da conclusão dos viadutos de Pimenta Bueno e Porto Velho. “Sem estradas em boas condições não conseguimos ter uma agricultura forte nem fomentar nossa pecuária”.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia